Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado da Proclamação da República

Nesta segunda e terça-feira (14 e 15), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências

qui, 10/11/2022 - 13h10 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira (15) é celebrado o feriado nacional da Proclamação da República. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e na segunda-feira (14).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o ponto facultativo de segunda-feira (14) e o feriado da Proclamação da República nesta terça-feira (15), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-sangue Clínicas, Osasco, Mandaqui e Stella Maris terão pleno funcionamento na segunda-feira (14) e no feriado (15) apenas o posto Clínicas manterá atendimento. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte), o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital, e as unidades da Farmácia Dose Certa terão expediente normal na segunda-feira e fecharão na terça (15).

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do Hospital de Base, Votuporanga, Bauru, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Campinas, Hospital João Paulo II, Maria Zélia, Presidente Prudente e de Campinas Setembrino manterão funcionamento na segunda-feira e todas as unidades estarão fechadas no feriado prolongado.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados entre segunda (14) e terça-feira (15) devido ao feriado prolongado de Proclamação da República. As unidades reabrem na quarta (16) com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Durante o feriado, todos os 245 serviços digitais do programa permanecem disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre as opções, estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e comprovante digital de vacinação contra a Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação nos dias 14 e 15, por conta do feriado da Proclamação da República. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade irão monitorar as operações para fazer ajustes na circulação, adicionando ônibus e trens reserva sempre que necessário. 

EMTU – Na segunda-feira (14), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de sábado; e, no feriado (15), a programação será a equivalente a um dia de domingo. No sábado (12) e domingo (13), que antecedem o feriado, não haverá mudança na operação, sendo mantida a programação horária praticada nos fins de semana. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

CPTM – Na  segunda-feira (14), a circulação de trens seguirá a programação de dia útil. No sábado (12) e na terça-feira (15), os intervalos médios serão iguais aos de um sábado

No domingo (13), a Linha 12-Safira terá alterações durante todo o horário de operação (4h à meia-noite),  devido a obras que interditarão o trecho entre as Estações Brás e Tatuapé. A alternativa aos passageiros será a Linha 11-Coral, que terá intervalo médio entre os trens de oito minutos para atender a demanda das duas linhas. Nas outras linhas, os intervalos médios programados serão de 10 minutos com trens reservas de prontidão, caso necessário. 

Metrô – No sábado (12) e no domingo (13), todas as linhas do Metrô irão operar normalmente, nos horários habituais de funcionamento das estações. As frotas em circulação serão as mesmas programadas em um fim de semana típico. Na segunda-feira (14), véspera do feriado, todas as linhas operadas pelo Metrô também terão frota máxima em circulação. Já na terça-feira (15), a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação e as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão oferta de trens semelhante a um domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade  No feriado (15), a operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos será similar à de um dia de domingo. No fim de semana (12 e 13) e na segunda-feira (14), véspera do feriado, não haverá alterações na oferta de trens, que irão operar conforme funcionamento habitual.  

Linha 9-Esmeralda, em virtude do GP de Fórmula 1, terá uma operação especial nos três dias do evento – 11, 12 e 13 de novembro – para facilitar o trajeto das pessoas que vão utilizar o transporte público. As equipes de Atendimento e Manutenção serão reforçadas e os intervalos de trens serão reduzidos. Trens extras serão posicionados estrategicamente ao longo da linha para inserção, conforme a demanda de passageiros. No dia 14, a linha terá operação de um dia útil, e no feriado do dia 15, a oferta de trens será a mesma de um domingo.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Capes

O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPES), localizado à Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2654, no Jabaquara, capital, não fez agendamentos para atender os passageiros especiais nos dias 14 e 15/11. O local estará fechado no feriado e reabrirá dia 16/11.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal tanto na segunda-feira, véspera do feriado (14/11), como no feriado da Proclamação da República na terça (15/11), atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo. Vale destacar que os serviços pelo chat de consulta de débitos, 2ª via e falta de água têm atendimento automatizado 24 horas por dia.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal nos dois dias (14 e 15/11), das 8h às 18h. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) haverá expediente normal na segunda-feira (14/11), das 8h às 18h, mas não terá atendimento no feriado de 15 de novembro.

Agências

Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo estarão fechadas na segunda-feira e no feriado de terça (14 e 15/11), assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não estarão abertas as agências Ganhatempo em Barueri e Resolve Fácil em Itapevi.

No interior e no litoral, as agências de atendimento presencial também estarão fechadas em 14 e 15/11, exceto nos municípios listados a seguir, onde haverá expediente apenas na segunda-feira (14/11): Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Álvaro de Carvalho, Anhumas, Arco-Íris, Assis, Bastos, Borá, Caiabu, Cruzália, Echaporã, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Gabriel Monteiro, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Luiziânia, Lutécia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Guataporanga, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Piacatu, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Quatá, Queiroz, Quintana, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, Santópolis do Aguapeí, Taciba, Tarabaí, Tarumã, Teodoro Sampaio, Serra Negra, Apiaí, Barra do Chapéu, Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Tupã, Adolfo, Alto Alegre, Aparecida D’Oeste, Aspásia, Auriflama, Avaí, Balbinos, Bento de Abreu, Brejo Alegre, Cândido Rodrigues, Cardoso, Catiguá, Coroados, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernando Prestes, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guarani D’Oeste, Guzolândia, Ibirá, Indiaporã, Irapuã, Jales, Lins, Lourdes, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Alto, Monte Aprazível, Nhandeara, Nipoã, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Nova Luzitânia, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palmares Paulista, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Paulo de Faria, Pedranópolis, Piratininga, Planalto, Poloni, Pongaí, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Presidente Alves, Riolândia, Rubiácea, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, Santa Ernestina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Sebastianópolis do Sul, Sud Mennucci, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, União Paulista, Urânia, Uru, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Zacarias.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Durante o feriado nesta terça (15) estarão em funcionamento apenas os restaurantes do Bom Prato das unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Essas unidades também abrem aos sábados e domingos. Na segunda-feira (14), todos os 63 restaurantes do programa estarão em funcionamento normal.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda estarão fechados na segunda e terça-feira (14 e 15), bem como durante o fim de semana (12 e 13) e voltam a funcionar normalmente na quarta (16).