Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado da Independência

Hospitais estaduais manterão atendimento às urgências e emergências; postos do Poupatempo estarão fechados na segunda (6) e terça-feira (7)

sex, 03/09/2021 - 10h21 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira (7) é comemorado o feriado nacional que celebra o Dia da Independência do Brasil. Com isso, alguns serviços no estado de São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e nos dias anteriores, a partir deste sábado (4).

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O Governo de SP estabeleceu ponto facultativo no estado na próxima segunda-feira (6) , por causa do feriado de 7 de Setembro. O decreto foi publicado no último dia 31 de agosto no Diário Oficial do Estado e suspende o expediente das repartições públicas estaduais.

Os serviços essenciais e de interesse público que tenham funcionamento ininterrupto terão expediente normal. Os servidores deverão compensar o ponto facultativo, de acordo com a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos, com o limite de uma hora diária a mais. Os dirigentes das autarquias estaduais e das fundações poderão adequar o decreto às suas repartições públicas.

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado nacional da Independência do Brasil, na próxima terça-feira (7),  que será prolongado a partir deste sábado (4), os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na segunda-feira (6) os postos de doação da Fundação Pró-Sangue estarão funcionando, exceto o posto de Barueri, que estará fechado. No feriado (7) apenas o Posto Clínicas manterá expediente, das 8h às 17h.  Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As unidades da Farmácia Dose Certa manterão o expediente habitual na segunda-feira (6), mas estarão fechadas no feriado. Algumas Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo” estarão em funcionamento somente na segunda (veja relação abaixo), retomando o expediente a partir de quarta-feira (8).

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na zona Leste atenderão em horário habitual na segunda-feira e programaram suas atividades sem agendamentos na terça de feriado.

Farmácias de Medicamentos Especializados que atenderão na segunda-feira (6):

Farmácia DATA HORÁRIO
São José do Rio Preto 06/09 07h – 17h
Bauru 06/09 07h – 16h
FMUSP 06/09 08h – 17h
Guarulhos 06/09 07h – 17h
Maria Zélia 06/09 07h – 19h
Campinas/Setembrino 06/09 07h – 17h
Mogi das Cruzes 06/09 07h – 19h

Poupatempo

Por conta do feriado nacional da Independência, os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados na segunda-feira (6) e terça-feira (7). Na quarta-feira (08), as 85 unidades voltarão a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento pelo portal, aplicativo ou totens. Os canais digitais do programa estarão à disposição dos cidadãos mesmo durante o feriado prolongado.

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados apenas para os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Importante: o agendamento, pessoal e intransferível é obrigatório e deve ser feito pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital ou ainda nos totens de autoatendimento. O Poupatempo mantém o reforço nos protocolos sanitários para a segurança de todos, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Pelos canais digitais estão disponíveis, com conforto, segurança e autonomia mais de 140 opções de serviços online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação no Dia da Independência (7) e na segunda-feira (6) entre o fim-de-semana e o feriado. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações e as equipes estão preparadas para fazer ajustes na circulação se necessário. 

CPTM – Na segunda-feira (6), as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No feriado da terça-feira (7), a circulação será equivalente a um domingo.

EMTU – No Sete de setembro, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão no feriado do dia 7 de setembro a operação equivalente à programação dos sábados. 

Na segunda-feira (6), a operação será de dia útil normal em todas as regiões metropolitanas. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão ter operação normal de dia útil durante toda a segunda-feira (6). Na terça-feira (7), a operação será também de dia útil em todas as linhas, havendo um reforço na Linha 2-Verde.

Linha 15-Prata – No domingo (5), haverá testes na Linha 15-Prata para integração da futura Estação Jardim Colonial. Por conta disso, a operação comercial desta linha terá início somente às 16 horas. Os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos do sistema Paese das 4h40 às 16 horas entre as estações Vila Prudente e São Mateus. 

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens desde o início da operação do feriado de Sete de Setembro será equivalente à de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Na véspera do feriado, operação de dia útil.

Manifestações – Na terça-feira (7), dia em que estão programadas manifestações na Avenida Paulista e no Vale do Anhangabaú, será montado esquema especial separando fluxo de entrada e saída de passageiros nas estações próximas aos locais de concentração de público. Se for necessário, também haverá contingenciamento na entrada para evitar tumulto e garantir o fluxo seguro das pessoas.

Bilhetes – Lembramos que o passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das  estações com cartão de crédito ou de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. O bilhete tradicional, chamado Edmonson, pode ser adquirido com dinheiro nas bilheterias.

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento também é 24 horas, todos os dias, no site www.sabesp.com.br, assim como no aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS).

Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.
Para os serviços comerciais (telefone unificado 0800 055 0195), não haverá expediente no feriado de terça-feira (7). Na segunda-feira (6), o serviço estará disponível das 7h às 21h.

Também não haverá atendimento online do chat no domingo (5) e terça-feira (7). Mas o serviço funcionará normalmente no sábado (4), das 8h às 16h, e segunda-feira (6), das 8h às 21h.
Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (Capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) estarão fechados no 7 de setembro e na véspera (6). Apenas no sábado (4), haverá atendimento nas unidades do Poupatempo.

O atendimento volta na quarta-feira (8) no horário normal de cada unidade. É importante esclarecer que todos os serviços do Poupatempo, incluindo os dos postos da Sabesp, são realizados somente com agendamento prévio de data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

A Ouvidoria (0800 055 0565) não terá atendimento no feriado de 7 de setembro, bem como na data anterior, segunda-feira (6). Os atendimentos retornam na quarta (8), das 8 às 18h.
A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não terá atendimento no feriado, mas estará disponível na segunda-feira (6), das 8h às 18h.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de SP informa que manterá seu atendimento no feriado por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193-8888.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato que abrirem de sábado e domingo também abrirão nos feriados. São eles: Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana, São Mateus e Vinte e Cinco de Março.

Fazenda

Os postos da Fazenda permanecerão fechados nos dias 6 e 7, voltando a atender a população no dia 8, quarta-feira.

JUCESP

Na segunda (6) e terça-feira (7) os postos fecham e os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: www.institucional.jucesp.sp.org.br e Integrador Estadual (vreredesim.sp.gov.br/home).

PAT e Banco do Povo

Unidades do PAT e do Banco do Povo estarão fechadas nos dias 6 e 7 de setembro.

CDHU

Nos dias 6 e 7 de setembro não haverá expediente na CDHU.