Confira cinco dicas para ter uma vida mais saudável

Todas as partes do organismo humano são beneficiadas com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada

ter, 17/07/2018 - 14h20 | Do Portal do Governo

A melhor maneira de ficar longe das doenças crônicas é ter hábitos de vida saudável. Nosso corpo não foi projetado para ficar parado. Todas as partes do organismo humano são beneficiadas com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, equilibrada, sobretudo sem exageros, é uma arma poderosa contra a hipertensão e doenças cardiovasculares. Isso sem contar a sensação de prazer causada pela endorfina e o aumento da autoestima com a eliminação de gordura e ganho de massa muscular.

As estações mais frias do ano se aproximam, mas isso não pode ser desculpa para não suar a camiseta. “Em função da necessidade do organismo de uma termorregulação de ambiente mais frio, ele aumenta sua termogênese, o que por si só já gasta mais energia. Portanto, quando isso é associado à prática de atividade física, a queima se torna maior do que no verão”, pondera o assessor científico do Agita São Paulo Luís Carlos de Oliveira.

Por que não começar um “projeto verão 2019” desde já? Quanto maior antecedência, mais chances de passar a estação com o corpo desejado. Veja cinco dicas do Portal da Saúde para ter um estilo de vida saudável:

 

Combine exercícios e alimentação saudável

Os resultados só aparecerão de fato, de maneira consistente e efetiva, quando houver a combinação de exercícios e alimentação. Não pode ser apenas um ou apenas outro. Evitar alimentos processados, isto é, que levam a adição de sal, açúcar ou outros componentes, é tão importante quanto pedalar, correr, caminhar ou fazer musculação. Evitar o abuso de carne vermelha é tão crucial quanto ter um dia a dia mais ativo.

 

“Não existe fórmula mágica”, alerta a nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Renata Alves. “A mudança da alimentação já gera resultados, claro, mas os exercícios aceleram o processo de gasto energético. O emagrecimento está associado aos dois, um complementando o outro.

 

Fuja dos modismos

A mídia alternativa, como revistas e blogs, promete milagres instantâneos de perda de peso em poucos dias. Isso não só é ineficaz como pode fazer mal à saúde.

 

“Leva-se tempo para engordar, portanto para emagrecer não pode ser diferente”, afirma Renata. “Para as especialistas, o acúmulo da gordura abdominal é considerado um processo inflamatório. Essa pessoa tem de ser tratada, e esse tratamento leva um prazo.”

 

“O mesmo acontece com o mundo dos exercícios físicos”, complementa o educador físico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do InCor, Renato Lopes Pelaquim .”Vemos muitas pessoas que não são profissionais compartilhando as experiências deles. E tem gente que segue, faz de maneira inadequada e acaba se lesionando. O ideal é sempre procurar um profissional, seja para acertar a parte nutricional quanto a física.”

 

Regularidade

O Colégio Americano de Medicina do Esporte, modelo seguido no Brasil, sugere 150 minutos semanais de atividades moderadas ou 75 minutos de atividade vigorosa. “Mas isso não pode ser feito em uma só sessão”, pondera Renato Pelaquim. “A recomendação é dividir essas horas em cinco a sete dias por semana.”

 

Isto é, a regularidade é fundamental, já que exercício físico não é cumulativo. “Aquelas atividades de fim de semana, como o chamado ‘futebol de domingo’ não é recomendável se for feito de maneira isolada. O corpo pode não estar preparado para uma carga física tão forte.”