Concurso: 44.322 candidatos a diretores de escola fazem prova

São 1.878 vagas disponíveis a profissionais com tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério, além de outros requisitos

dom, 03/09/2017 - 11h40 | Do Portal do Governo

Aconteceu, neste domingo (3), a prova objetiva do concurso público de diretores de escola. Ao todo, 44.322 candidatos se inscreveram para as 1.878 vagas disponíveis. A seleção é válida a profissionais com tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério e com diplomas de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de Educação.

Foram avaliados, além do exame (composto por 70 questões múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos do cargo de diretor), títulos e experiência profissional do candidato. A jornada de trabalho é de 40 horas e o salário inicial é de R$ 3.834,00.

“Os aprovados serão nomeados em novembro e já estarão trabalhando em dezembro. O concurso traz uma grande inovação, pois os candidatos, nos três anos posteriores, farão a EFAP, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores. Nessa escola, eles terão ainda mais conhecimento para dirigir a unidade de ensino, com conteúdos práticos, estudos de caso e gestão. Além disso, haverá avaliações. Os aprovados só serão efetivados depois de três anos.”

Estão previstas ainda avaliações anuais sobre comprometimento com as ações da rede estadual e a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina. O diretor cujo desempenho for considerado insatisfatório poderá perder o cargo.