Comunidade científica debate a concessão do Zoológico

Audiência com pesquisadores será pela internet na próxima sexta-feira (29), às 15h

ter, 19/05/2020 - 19h24 | Do Portal do Governo

*Atualizado em 20 de maio

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente promove na próxima sexta-feira (29), às 15h, a audiência pública sobre a concessão do Zoológico. O encontro será pela internet e voltado a pesquisadores ligados aos estudos de fauna, biodiversidade e meio ambiente, que receberão um convite para participar. A audiência será online em razão das medidas de prevenção à COVID-19.

O encontro estava inicialmente previsto para esta quinta-feira (21), mas foi adiado em razão da antecipação de feriados.

O tema da audiência é “Projeto de Concessão de uso de bem público para a exploração do Zoológico, do Jardim Botânico e da Fazenda, compreendendo as atividades de Manejo, Educação Ambiental, Recreação, Lazer, Cultura e Ecoturismo, com os serviços associados”.

Quem não pertencer à comunidade científica e quiser assistir ao evento, basta acessar o site www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br e preencher um formulário com nome, RG, órgão ou entidade que representa (se aplicável), telefone e e-mail.

O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirma que o encontro servirá para esclarecer dúvidas, recolher contribuições e críticas, visando melhorar o projeto de concessão. “Com a concessão, a iniciativa privada vai melhorar o atendimento aos visitantes dos parques e fazer obras para aprimorar a infraestrutura nos locais. Já o governo deverá focar suas atenções e recursos para as pesquisas e proteção à biodiversidade, que continuarão sob a responsabilidade do estado”, afirmou.

Em 5 de maio, foi realizada audiência à comunidade científica especializada em flora e botânica. No dia 12, foi a vez da sociedade civil contribuir com a iniciativa por meio da audiência pública geral. Todos os encontros ocorreram de forma virtual. A versão digital dos documentos do projeto está disponível em www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/03/consulta-publica-02-2020/.

Concessão do Zoológico e Jardim Botânico

O projeto de concessão do Zoológico e Jardim Botânico visa repassar à iniciativa privada a administração e modernização das áreas e serviços dos complexos, localizados no Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI).

O PEFI é um significativo fragmento de Mata Atlântica dentro da cidade de São Paulo. Possui 24 nascentes do Riacho Ipiranga, dois aquíferos subterrâneos, diversos exemplares de fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção.

Vale destacar que a unidade de conservação, as pesquisas e a proteção das espécies ameaçadas de extinção continuarão sob a responsabilidade do Governo do Estado durante o prazo da concessão, que será de 30 anos.

O Zoológico de São Paulo, administrado pela Fundação Zoológico, foi fundado em 1958 e recebeu, em 2019, mais de um milhão de visitantes. Ele abriga cerca de dois mil animais de mais de 250 espécies. É o maior da América Latina.

Já o Jardim Botânico, fundado em 1928 e administrado pelo Instituto de Botânica (IBt), recebeu no ano passado mais de 133 mil visitantes. O local abriga atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental, além da promoção da cultura e lazer.