Complexo Poliesportivo do Ibirapuera: 60 anos de história

Espaço do Governo do Estado já foi palco de shows memoráveis como Rolling Stones e Bob Dylan, além de jogos históricos de seleções

qua, 25/01/2017 - 13h37 | Do Portal do Governo

Você lembra quando Muhammad Ali veio para o Brasil? E quando os Rolling Stones e Bob Dylan tocaram juntos, lembra? As vitórias da seleção masculina de vôlei com Tande, Giba e Serginho? As cestas de Oscar? Todos esses fatos históricos têm algo em comum: ocorreram no Complexo do Ibirapuera, que completa 60 anos nesta quarta-feira, 25 de janeiro.

O equipamento da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) faz parte da história da cidade de São Paulo e do Brasil. Nos seus 95 mil metros quadrados – que comportam o Ginásio Geraldo José de Almeida, o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô – já pisaram atletas, músicos e personalidades de todo o mundo.

Só para citar mais nomes, no esporte destacamos, também, os nadadores Gustavo Borges e Cesar Cielo, os judocas Rafael Silva, Rafaela Silva, Henrique Guimarães e Tiago Camilo, as jogadoras de basquete Hortência e “Magic Paula” e grandes nomes do voleibol como Bernardinho, Fernanda Venturini, Fernanda Garay e Marcelo Negrão. Astros internacionais como Roger Federer e Rafael Nadal, do tênis, também já passaram pelo complexo.

Celebridades
E além dos já citados shows, também não podemos esquecer das apresentações de Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, Milton Nascimento, Julio Iglesias, Van Halen, Metallica e New Order, Rolling Stones e tantos outros.

O Complexo do Ibirapuera também possui um alojamento para 340 pessoas, tem três auditórios para 300 pessoas, três salas de condicionamento físico, sala de arco e flecha, uma pequena pista de corrida, parque para recreação, três quadras oficiais de tênis, duas quadras poliesportivas descobertas e estacionamento para 550 veículos.