Saiba como salvar uma vida ao fazer a manobra Heimlich corretamente

Policiais militares salvaram o pequeno Guilherme com o método, em Araras, no interior de São Paulo; bebê voltou a respirar e passa bem

seg, 05/02/2018 - 11h32 | Do Portal do Governo

A manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. Assim a vítima fica impedida de respirar.

Na prática o procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima. E, as vítimas precisam de procedimentos diferentes. A seguir separamos pelo tipo de vítima e listamos o passo a passo.

Em caso de bebê engasgado

– Deitar a criança sobre o braço;

– A cabeça deve estar um pouco mais baixa que o tronco;

– Observar se tem algum objeto na boca que possa ser retirado;

– Se a criança continuar engasgada, deve-se incliná-la de costas, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Em caso de pessoas acordadas

– Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço;

– Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;

– Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme;

– Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;

– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.

Em caso de pessoas desacordadas

– Sentar-se de frente para a vítima, sobre sua bacia ou pernas;

– Posicionar as mãos abertas, uma sobre a outra na região superior do abdômen, próxima ao tórax;

– Fazer uma forte pressão e também fazer movimentos para cima, utilizando o peso do corpo;

– Repetir quantas vezes forem necessárias.

Pequeno Guilherme foi salvo com método Heimlich

Na última terça-feira (30), os policiais militares Pires e Murilo foram surpreendidos com um pedido de salvamento. O bebê Guilherme de um ano e nove meses estava engasgado e inconsciente. Os policiais conseguiram chegar rapidamente no local e já começaram a manobra Heimlich.

Os PMs da 2ª Companhia do 36º Batalhão conseguiram desobstruir as vias respiratórias da criança. Em seguida a família foi levada ao Hospital São Luís, onde Guilherme recebeu atendimento médico e passa bem.