Como estimular crianças a comerem de forma saudável

Não é uma tarefa fácil fazer com que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis. Mas, para que os pequenos não cresçam com problemas mais graves de saúde, é fundamental tentar […]

ter, 31/07/2018 - 15h30 | Do Portal do Governo

Não é uma tarefa fácil fazer com que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis. Mas, para que os pequenos não cresçam com problemas mais graves de saúde, é fundamental tentar inserir uma alimentação adequada desde cedo.

“A obesidade infantil é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis, e levarem esses hábitos para dentro de casa”, diz a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa Meu Pratinho Saudável.

É interessante a mãe fazer com que a criança entenda o que ela está comendo; explicar o porquê é importante comer aquilo e ensinar os diferentes sabores dos alimentos. Se ainda assim ela rejeitar comer as verduras e legumes, há algumas dicas.

“Dá para utilizar a água do cozimento de verduras e legumes na preparação de pratos como o arroz e o macarrão. Assim, a criança está consumindo os nutrientes de alimentos saudáveis em comidas de sua preferência”, sugere Karin Klack, nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Outro jeito é inserir a criança no processo de preparação do alimento, dando tarefas de pouca complexidade e divertidas. A nutricionista indica usar a criatividade para fazer formatos de bichinhos com a comida. “Ela se encanta com as cores e as formas no prato e come mesmo sem saber o que é”.