Começam as obras da Fábrica da Cultura em São Bernardo

Prédio será transformado em centro de cultura e economia criativa, voltado especialmente para formação artística de jovens

qua, 02/10/2019 - 12h20 | Do Portal do Governo

Início das obras da Fábrica de Cultura de São Bernardo

resumo em 3 tópicos

  • Programa vai oferecer cursos em áreas diversas, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e multimeios
  • Prédio fica na região central da cidade e tem 12 mil metros quadrados
  • Previsão é que novo espaço esteja pronto e em funcionamento até meados de 2020

O Governador João Doria acompanhou nesta quarta-feira (2), o início das obras da próxima Fábrica de Cultura a ser instalada em São Paulo e a primeira unidade de São Bernardo do Campo. O Prefeito Orlando Morando oficializou o início dos serviços, que devem durar cinco meses. Após a conclusão da obra, o prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social que executará os projetos culturais.

“O museu seria feito e entregue fundamentalmente para cultivar a personalidade de uma única pessoa. Agora, será um museu para cultivar a personalidade de todos aqui de São Bernardo do Campo. Aqui será a Fábrica da Cultura, que será um mega equipamento porque nós temos aqui 12 mil metros quadrados de área. Não há nenhum outro equipamento da Fábrica de Cultura com esta dimensão no Estado de São Paulo. Até março do ano que vem, toda obra estará concluída e, até a metade do ano, o equipamento deverá estar funcionando. Teremos um equipamento funcional, inovador e digital”, destacou o Governador.

O programa Fábrica de Cultura é desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2011 e oferece em espaços gratuitos, principalmente para jovens, atividades e formação artística nas mais diversas áreas e linguagens, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e multimeios. O programa promove o desenvolvimento das pessoas por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas.

A unidade de São Bernardo será instalada na região central do município, nas proximidades do Paço Municipal. Em 2017, foi assinado convênio com a atual gestão da prefeitura para viabilizara instalação da Fábrica da Cultura, contudo, as obras não puderam ser iniciadas por determinação da Justiça. Em setembro, a Prefeitura de São Bernardo conseguiu junto à Justiça a liberação da troca do projeto para o prédio, finalizou o processo licitatório e contratou empresa (Harus Construções Ltda) para concluir por R$ 4,5 milhões.