Combate ao crime no centro de São Paulo detém 1.861 pessoas no 1º trimestre

Número de prisões cresceu 53% e é resultado de ações policiais conjuntas coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado

sex, 14/04/2023 - 11h03 | Do Portal do Governo

A atuação das forças policiais resultou em um aumento de 53% no número de prisões nas áreas que compreendem o 3° e 77° Distrito Policial, na região central da capital paulista, no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O dado foi apresentado na tarde desta quinta-feira pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, como resultado das operações integradas da Polícia Civil, Militar e da Guarda Civil.

Em números absolutos, o combate à criminalidade na região prendeu 1.861 pessoas nos três primeiros meses do ano.

“Essa lógica aconteceu no Estado todo e reflete na sensação de segurança e também na queda dos indicadores”, informou Derrite.

Nas ações que visam aumentar a sensação de segurança para a população, o secretário ainda destacou um projeto piloto que será implementado primeiramente no centro da capital, para coibir a reincidência criminal. Números das prisões registrados pela SSP identificaram que nessa região central, onde se concentra o maior número de usuários, os índices de reincidência são relevantes.

Um acordo de cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública e a Justiça permitirá que os policiais consultem os endereços dos condenados que cumprem a pena fora das prisões para verificar se as medidas estão sendo efetivamente cumpridas.

“É mais uma ferramenta nas mãos do policial para combater a criminalidade”, destacou o secretário, que ainda acrescentou:

“Constatando uma irregularidade, o descumprimento do que a lei manda, o agente envia uma notificação para o juiz responsável, que chama o defensor para análise e, dentro das possibilidades, pode regredir o regime dele”, disse o secretário.

Paralelamente, também está sendo desenvolvido, junto com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), um projeto para a implementação das tornozeleiras eletrônicas, a fim de monitorar esses condenados. Dados da SSP apontam que, atualmente, 34% das pessoas presas por furto e 57% por receptação são soltos e retornam para o mesmo local de onde foram detidos, dificultando o trabalho das polícias.

Operações Impacto Centro e Resgate

Na região central, onde é desenvolvida a operação Impacto Centro Choque de Ordem, desde o dia 28 de março, já foram detidas 35 pessoas, sendo 5 adolescentes e 6 procurados pela Justiça. Também foram recuperados 23 aparelhos eletrônicos, entre relógios e celulares, e apreendidos mais de R$ 4,9 mil. Também é desenvolvida pela Polícia Civil a Operação Resgate. Por meio dela, já foram presas 96 pessoas, além de recuperados 91 celulares.

Outra ação de destaque na região central da capital foi a prisão, pela Polícia Militar, de um homem com mais de 10,5 quilos de cocaína, avaliados em mais de R$ 1 milhão. O flagrante aconteceu na Rua do Seminário, que compreende a região em que se concentram usuários.