Com Via Rápida, SP investe na capacitação do cidadão

Pessoas a procura de emprego ou que desejam abrir o próprio negócio encontram apoio e especialização no programa estadual

ter, 17/07/2018 - 12h21 | Do Portal do Governo

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa Via Rápida oferece cursos básicos de qualificação profissional para capacitar as pessoas que estão em busca de emprego ou que desejam abrir o próprio negócio.

Os cursos variam de acordo com as demandas regionais do programa, que foca seus esforços em cidadãos maiores de 16 anos, alfabetizados e que residam no Estado de São Paulo. Dessa forma, o governo investe na formação profissional dos trabalhadores e contribui para o desenvolvimento local e regional, fomentando a competitividade da economia paulista.

Voltados para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, elaboração crítica, raciocínio lógico, resolução de problemas e organização do próprio trabalho, os cursos são fundamentais para aumentar as chances de conseguir uma oportunidade no mercado, visando a geração de renda e reduzindo os níveis de desemprego e subemprego.

Como participar

Os candidatos interessados em participar do programa devem preencher um cadastro no site do Via Rápida, selecionar as opções de curso de interesse e aguardar a convocação. Caso seja selecionado, será notificado por e-mail e correspondência enviados ao endereço.

Têm prioridade os cidadãos desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.