Com migração de alunos da rede privada, Estado e Prefeitura de SP criam 12 mil vagas

Trabalho conjunto na rede pública amplia capacidade de atendimento no 1º ano do ensino fundamental e vai zerar déficit até 20 de fevereiro

qua, 09/02/2022 - 13h45 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria confirmou nesta quarta-feira (9) que a cidade de São Paulo já conta com 12 mil vagas a mais no 1º ano do ensino fundamental, em atuação conjunta com a Prefeitura da capital. O trabalho tem como meta zerar, até o próximo dia 20, o déficit provocado pela grande migração de alunos de escolas particulares para a rede pública.

“Aqui em São Paulo, nenhuma criança ficará fora da escola. Até 20 de fevereiro, todas as matrículas serão atendidas”, disse Doria. “O Governo do Estado e a Prefeitura se mobilizaram e estão viabilizando mais vagas para o atendimento pleno da demanda por matrículas na rede pública de ensino”, explicou o Governador.

Somente nesta semana, o déficit de vagas nas escolas públicas da capital caiu quase à metade, saindo de 5.040 para 2.614. Os números podem variar diariamente, de acordo com a compatibilização de novas matrículas nas redes de ensino do Estado e da Prefeitura.

A crescente saída de alunos de unidades particulares de ensino infantil na cidade de São Paulo é confirmada pelo Censo Escolar. Em 2019, eram 86.607 alunos da pré-escola na rede privada, ante apenas 65.242 em 2021.

Coletiva de imprensa

Até esta quarta, a rede pública estadual registrou 72.252 matrículas para o 1º ano do ensino fundamental na capital, com 6.586 alunos a mais que em 2021. Nas escolas públicas da Prefeitura de São Paulo, o atendimento passou para 49.428 crianças em 2022, o que equivale a 5.512 alunos do 1º ano a mais que no ano passado.

“Nós estamos trabalhando muito em conjunto com a Prefeitura de São Paulo para ter soluções. Abertura de novas turmas, eventual aumento de módulos sempre que necessário, aproveitamos espaços alternativos e readaptamos salas e também aproveitando vagas onde há ociosidade colocando transporte”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

Novos professores

O Governo de São Paulo também confirmou a contratação imediata de novos professores para reforçar o atendimento no 1º ano do ensino fundamental. A prioridade será dada a classes que estão com mais de 30 alunos.

Os novos profissionais acompanharão as salas para reforçar o processo de alfabetização das crianças atendidas na rede estadual. O aumento de 10% na capacidade de vagas em cada classe é previsto legalmente, e todas as salas com até 33 alunos terão um professor a mais.

A apresentação com os dados apresentados durante a entrevista coletiva está disponível em https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_educa_o_.pptx .