Com estoque baixo, Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação

Estoque da instituição está em nível crítico, com menos de 40% da sua capacidade

sex, 21/04/2023 - 11h24 | Do Portal do Governo

Com o início da campanha de vacinação contra a Influenza, no dia 10 abril, a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo de SP, faz um apelo à população para que venha doar sangue antes de receber o imunizante.

Isso porque campanhas de vacinação tendem a gerar impacto negativo na coleta de sangue nos hemocentros, devido ao fato de o protocolo de triagem dos candidatos determinar que pessoas vacinadas contra a gripe aguardem 48 horas para que fiquem aptas à doação. Além disso, aqueles que apresentam reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem esperar o término dos sintomas para doarem sangue.

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza tem previsão de terminar no dia 31 de maio. Não bastasse, nessa época do ano, o calendário nacional de vacinação inclui a dose de reforço contra a Covid-19, que oferece um período de inaptidão para aqueles que forem doar, podendo ser de 48 horas ou 7 dias, conforme o imunizante.

O apelo da Pró-Sangue se dá diante dos baixos níveis nos estoques. A instituição está operando com menos de 40% da sua capacidade. Os sangues dos tipos O-, O+ e B- estão em emergência (suficiente para menos de um dia). Já os tipos A- e B+ estão críticos (para um dia), sendo que o A+ e o AB- estão em alerta.

Venha doar sangue e faça a diferença na vida de quem precisa. O agendamento da doação pode ser feito pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

Serviço

Além de fazer o agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não perca a viagem quando chegar a um dos postos de coleta.

O horário de atendimento dos postos e outras informações estão disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.