Com escassez de chuvas, é vital aprender a não desperdiçar água

Desde 1996, a Sabesp adota uma política de incentivo ao uso racional da água com o o Programa de Uso Racional da Água (PURA)

sex, 13/07/2018 - 14h19 | Do Portal do Governo

Uma das características do inverno é a pouca quantidade de chuva, principalmente nos Estados do Sudeste, o que aumenta a necessidade de a população combater o desperdício de água. Em média, chove no inverno, cinco vezes menos do que no verão, segundo o IPMet – Instituto de Pesquisas Meteorológicas.

Para manter a conservação dos recursos hídricos, desde 1996 a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) adota uma política de incentivo ao uso racional da água com o Programa de Uso Racional da Água (PURA).

As soluções para diminuir o consumo incluem diversas atividades, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas.

Em alguns casos, o retorno do investimento para adoção do programa é imediato. Recentemente, mais de 2 mil escolas, postos de saúde, hospitais e até presídios, como a penitenciária feminina de Santana, na zona norte da capital, promoveram ações de educação e troca de equipamentos.

Com os recursos poupados, foi possível conservar o volume de água suficiente para abastecer uma população de 26 mil pessoas, sem a necessidade de usar novos mananciais. A estratégia da Sabesp apresenta resultados positivos: nos últimos dez anos, o combate ao desperdício reduziu o consumo per capita na Grande São Paulo em 11%.

Vantagens do PURA

– Redução do consumo e desperdício de água, gerando economia de, no mínimo, 15%;
– Conscientização dos funcionários sobre a preocupação com o meio ambiente;
– Diminuição de despesas e custos operacionais em edifícios públicos;
– Demonstração da preocupação com a qualidade de vida dos cidadãos paulistas.