Coleta biométrica no Poupatempo dispensa uso de fotos 3×4 em RG

Novo sistema está presente em todos os postos de atendimento do Estado de São Paulo e oferece vantagens aos cidadãos

ter, 18/04/2017 - 16h32 | Do Portal do Governo

O Poupatempo concluiu a implantação do sistema biométrico nas 73 unidades do Estado de São Paulo. Com isso, todos os dados dos usuários que precisam tirar ou renovar a carteira de identidade são armazenados digitalmente. O procedimento facilita a localização nos registros do Instituto de Identificação sempre que for necessário.

Para o cidadão, a vantagem é a economia de tempo e dinheiro: a imagem captada na hora dispensa a tradicional foto 3×4 e a coleta eletrônica das impressões digitais elimina a necessidade de usar tinta nos dedos. A assinatura no documento também ocorre eletronicamente.

Desde que a biometria começou a funcionar, em 2014, mais de 5,5 milhões de usuários foram identificados pelo novo sistema do Poupatempo. Inicialmente, o procedimento entrou em operação nas unidades de Andradina e Americana, no interior paulista.

Com a modernização de todos os postos de atendimento, a economia diária de fotos 3×4 chega a mais de 18 mil. Por dia, são cerca de 14 mil segundas vias de RG e 4,2 mil solicitações para expedição de carteira de identidade pela primeira vez.

Serviços
Para facilitar o acesso às informações e serviços públicos, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Poupatempo em 1997. O programa reúne, em um local, um leque amplo de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública.

Entre os procedimentos mais solicitados estão a emissão de RG, carteira nacional de habilitação, licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e carteira de trabalho.