Cinco novas especializações técnicas estão disponíveis nas Etecs

Escolas Técnicas Estaduais oferecem no total 11 opções nesta modalidade; Vestiiulinho do 2º semestre tem inscrições até 8 de maio, às 15h

sex, 28/04/2023 - 15h02 | Do Portal do Governo

O profissional técnico que está em busca de aprofundar conhecimentos na área de atuação, pode ingressar em uma especialização técnica de nível médio no segundo semestre de 2023. Ao todo, o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) oferece 1.115 vagas para esta modalidade de ensino.

O prazo de inscrição vai até o dia 8 de maio. Neste processo seletivo, são ofertadas cinco novas opções de curso no período noturno: Assessoria Parlamentar, Cálculos Trabalhistas, Gastronomia Hospitalar, Higiene Ocupacional e Prótese Fixa – com ênfase em Cerâmica.

Estão abertas também inscrições para outras especializações técnicas: Automação Predial, Gestão de Energia, Gestão de Projetos (EaD), Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Guia de Turismo Internacional e Logística Reversa.

O interessado em concorrer a uma vaga deve ter cursado integralmente e concluído, até 10 de julho de 2023, o Ensino Técnico associado ao curso de especialização pretendido, conforme relação disponível na página do processo seletivo. Para disputar uma vaga do curso online, o candidato precisa ter concluído integralmente qualquer curso técnico ou superior, também até o dia 10 de junho de 2023.

Conheça o perfil dos cursos das novas especializações técnicas:

Assessoria Parlamentar
São oferecidas 20 vagas na Etec Cepam, da Capital, para a especialização técnica em Assessoria Parlamentar. O curso é destinado a quem deseja atuar no suporte e apoio técnico-administrativo nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e nas casas do Congresso Nacional. A especialização também prepara profissionais para atuação em comissões, gabinetes, partidos e nos escritórios políticos.

Outras atividades fazem parte da rotina de trabalho do especialista técnico em Assessoria Parlamentar, como realizar procedimentos da candidatura e filiação partidária, auxiliar em campanhas eleitorais, gerenciar as funções de gabinete parlamentar, além de executar normas de protocolo e de cerimonial, e colaborar na aplicação da metodologia legística.

Cálculos Trabalhistas
A especialização técnica será implantada na Etec de Araçatuba. Para o segundo semestre, a oferta é de 40 vagas. O especialista técnico em Cálculos Trabalhistas pode trabalhar em instituições públicas e privadas, assim como no terceiro setor. O profissional lida com os sistemas oficiais do trabalhador nas atividades de lançamento de pagamentos e apuração de valores de encargos sociais. Também pode atuar no apoio a equipes jurídicas, na elaboração de cálculos de baixa complexidade em fases de liquidação de sentença e execução, realizando análises de cálculos apresentados pelas partes, fornecer subsídios para impugnação ou concordância.

O especialista ainda pode optar por trabalhar no levantamento de informações, na organização de pastas, documentos e classificação contábil. Assim como auxiliar na apuração de impostos, conciliação de contas, preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações junto a órgãos do governo e ainda assessorar pessoas da área trabalhista para fiscalização.

Gastronomia Hospitalar
Outra especialização técnica inédita no Centro Paula Souza (CPS) é a Gastronomia Hospitalar. O curso estará disponível na Etec de Heliópolis, da Capital, com 40 vagas. O especialista estará apto para trabalhar em hospitais, empresas de refeição transportada, spas, e instituições de longa permanência.

O profissional auxilia no planejamento de ações de implantação da gastronomia hospitalar, considerando processos que vão desde a produção até a distribuição dos alimentos. Também realiza trabalhos que viabilizam alternativas gastronômicas às limitações sensoriais das dietas, permitindo o aumento da qualidade alimentar e contribuindo para o restabelecimento da saúde e satisfação de quem recebe os alimentos.

Higiene Ocupacional
A Etec Darcy Pereira de Morais, de Itapetininga, oferece 40 vagas para a nova especialização técnica em Higiene Ocupacional. A formação dá oportunidade para o trabalho em organizações públicas e privadas de qualquer segmento. O especialista é responsável pela antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da exposição aos riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho.

Cabe ao profissional verificar e monitorar se a aplicação da higiene ocupacional está em conformidade com a legislação e normas técnicas. Também faz parte do seu trabalho elaborar relatórios, pareceres técnicos e analisar dados estatísticos fundamentados em resultados.

Prótese Fixa – com ênfase em Cerâmica
Com 40 vagas disponibilizadas no processo seletivo, a especialização técnica em Prótese Fixa – com ênfase em Cerâmica está disponível na Etec Philadelpho Gouvêa Neto, de São José do Rio Preto. O especialista tem oferta de trabalho em laboratórios de prótese dentária, clínicas, consultórios e outras empresas relacionadas a serviços odontológicos, além de instituições de saúde públicas ou privadas.

Seu trabalho abrange o planejamento técnico-odontológico e a confecção e reparo de próteses dentárias humanas. O especialista técnico também pode atuar na execução de procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. As atividades realizadas pelo profissional são exercidas conforme normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Vestibulinho
As inscrições do processo seletivo das Etecs para o segundo semestre estão abertas, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 8 de maio. O interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito. A prova será no dia 4 de junho.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.