Cidades recebem capacitação para implementar Programa Criança Feliz

Objetivo é garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância; 220 municípios do Estado participarão do projeto

sex, 09/06/2017 - 17h02 | Do Portal do Governo

Os municípios paulistas receberam, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, capacitação para da primeira etapa do Programa Criança Feliz. O projeto intensifica o acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada da Assistência Social.

“Sabemos do impacto cognitivo e social ao investirmos fortemente em ações nos primeiros dias de vida das crianças. O Governo de São Paulo dá prioridade à todas as iniciativas que fortalecem a rede de atendimento na primeira infância e soma esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social nesta iniciativa tão urgente e necessária para quem mais precisa”, afirmou o secretário Floriano Pesaro.

Participaram do evento profissionais da área social, saúde e educação de 59 municípios de sete Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADS) da região de Alta Paulista, Alta Sorocabana, Avaré, Bauru, Botucatu, Itapeva e Marília. Esses profissionais terão o papel fundamental de disseminar as ações do programa em seus municípios, por meio de capacitações contínuas de acordo com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

Sobre o Programa
O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.