Cidades paulistas adotam sistema de ‘drive thru’ em feiras livres

Feirantes criam alternativas para manter vendas no período de quarentena e permitir compras com segurança

qua, 29/04/2020 - 12h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAA
Feirantes de Bebedouro organizam feira livre em novo formato

Feirantes de Bebedouro e Valinhos adotaram sistema de drive thru (em que o cliente compra a mercadoria sem sair do carro) para manter as vendas das feiras livres durante o período de quarentena. Desde 22 de março, vigora no Estado decreto que limita certas atividades para reduzir aglomerações e, dessa forma, conter o avanço do novo coronavírus. A medida está prevista para durar até 10 de maio.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

As feiras livres, a exemplo de supermercados, padarias e farmácias, estão autorizadas a funcionar durante a quarentena. Neste link, há a relação completa dos serviços e negócios permitidos durante esse período. Em Bebedouro e Valinhos feirantes optaram por oferecer o novo formato como alternativa para manter a renda dos pequenos produtores e permitir que consumidores comprassem com segurança.

Quem foi aos endereços indicados, ficou dentro do veículo ou foi a pé, e adquiriu os produtos pela calçada lateral de forma organizada. Para garantir a segurança de todos, além dos feirantes e clientes utilizarem máscaras de proteção e álcool gel, os profissionais das prefeituras mediram a temperatura dos que estavam presentes, e todos os veículos foram higienizados através de um arco de desinfecção.

Para o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, apesar de todas as dificuldades existentes para evitar a proliferação do vírus, a economia do município precisa girar de forma criativa, sem deixar de lado a segurança das pessoas. “Criamos esse novo formato de feira, pois as pessoas querem e precisam consumir alimentos de qualidade, e nossos feirantes não podem ficar sem seu sustento. Essa ação foi o que conseguimos realizar até esse momento, iniciativa que só está sendo possível graças ao apoio de nossos feirantes e compreensão por parte da população”, afirmou.

Em Bebedouro, o novo formato será realizado todos os domingos, das 6h às 12h, no Sambódromo Municipal. Já em Valinhos, a feira acontecerá novamente na próxima quarta-feira, dia 29, das 17h às 20h, no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC): Avenida dos Esportes s/n, Centro.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo estuda replicar o modelo em outras cidades do Estado. A Secretaria da Saúde lembra que, no atual momento, as recomendações de ficar em casa, para quem puder, e de higienizar as mãos com frequência são as mais importantes para evitar a infecção por COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

“Nós precisamos ficar em casa cada vez mais. Coloque suas pessoas idosas em casa. Só saia para trabalhar aqueles que estão envolvidos nas atividades essenciais, para manter o ‘Fique em casa’. Gostaria muito de salientar isso. É o único remédio que nós temos, acrescido principalmente, agora, do uso de máscaras”, salienta o secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.