Cidade de Limeira inaugura Centro de Detenção Provisória

Com capacidade para 823 detentos em regime fechado, unidade foi entregue automatizada e com todos os equipamentos de segurança

sex, 20/04/2018 - 13h08 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (20), o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, no interior paulista.

A nova unidade fica na zona rural, na Rodovia Luís Ometto (SP-306), Km 32 + 100 m, em Limeira. Com investimento de R$ 47.882.887,25, a obra foi realizada pela empresa contratada Heleno & Fonseca Construtécnica S/A, possui área construída de 11.132,27 m² e capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado.

A unidade foi entregue já totalmente automatizada, com sistema desenvolvido por técnicos da SAP para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária.

A nova unidade também possui todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal e scanner corporal.

O Centro de Detenção Provisória é um estabelecimento para presos que aguardam julgamento. Ele foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento.

A grande novidade nos novos CDPs são os pavilhões de trabalho e de serviço, como cozinha industrial – em que os próprios presos preparam os alimentos -, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.