Cidadania em Movimento presta 4.200 atendimentos em Mogi das Cruzes

Ação da Secretaria da Justiça e Cidadania leva uma série de serviços gratuitos à comunidade

ter, 17/09/2019 - 19h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), levou no sábado (14) a ação Cidadania em Movimento ao município de Mogi das Cruzes. Foram prestados mais de 4.200 atendimentos durante o evento.

Promovido em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o evento tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulam a integração e inclusão social.

A ação reuniu atividades do CIC, do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Entre os serviços mais solicitados estão a medição de peso e altura; o teste de glicemia e a aferição de pressão arterial. Também foram oferecidos emissão de documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; e inscrição, alteração e regularização de CPF.

Ruth Lucena, de 38 anos, chegou cedo para aproveitar o dia. “Fiz cartão do SUS, biometria, teste de glicemia, “medi” a pressão, fiz acupuntura, e vou participar de mais coisas. Vou fazer tudo em um lugar só. Estou adorando”, celebrou.

A microempreendedora Suely Gomes dos Santos, de 37 anos, também colocou a documentação em dia. “Pedi a segunda via da Certidão de Nascimento do meu filho, fiz biometria e passei pelo atendimento do Banco do Povo. A segunda via da Certidão é cara, o custo do Cartório é alto. Só essa economia já valeu”, disse.

Os munícipes ainda puderam solicitar emissão de Título de Eleitor (primeiro título, 2ª Via, transferência, revisão de dados ou regularização da situação eleitoral. Também emitiram primeira e segunda via de Carteira de Trabalho. Além disso, houve cadastro para vagas de emprego (61), por meio da Emprega Mogi, responsável pela intermediação de mão de obra pelo Sistema Nacional do Emprego.

“Foi muito bom ter vindo. Descobri serviços que eu nem sabia que existiam”, contou Aparecida Cristina da Silva, de 32 anos.

Inácia Maria, de 58 anos, passou pelos serviços de beleza e maquiagem. “Meu dia foi maravilhoso. Essa maquiagem levantou o meu astral. Vou arrumar alguma festa para ir hoje”, disse, ao se admirar no espelho.