SP sedia Último Ciclo de Atualização em Direitos Humanos

Iniciativa nesta quarta (12) promove diálogo e traz informações atualizadas sobre Direitos Humanos, além de ações inovadoras sobre o tema

ter, 12/12/2017 - 20h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realiza o último Ciclo de Atualização em Direitos Humanos e Cidadania. O evento será nesta quarta-feira (13), realizado por meio da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC).

Neste 5º e último módulo o tema será “Igualdade Racial e Defesa da Cidadania”. O evento acontecerá das 9 às 18 horas, no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, no Pátio do Colégio, 184, centro da capital.

A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo e debater informações atualizadas e inovadoras sobre o tema.

Durante encontro serão apresentados os trabalhos realizados pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça. São ações que a pasta desenvolve no enfrentamento ao racismo e combate à desigualdade racial.

Também haverá discussões sobre intolerância religiosa e fomento de uma cultura de paz, por meio do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.

Na parte da manhã serão abordados os temas: “Racismo Institucional”, “Juventude Negra: Desafios e Perspectivas” e “Legislação: Cultura Afro-Brasileira e Discriminação”. Na parte da tarde as discussões serão sobre: “Direitos Humanos e Cidadania: Uma Política Transversal” e “Intolerância Religiosa”.  As palestras são direcionadas ao público em geral.

O Ciclo, que acontece na segunda semana de cada mês, teve início em agosto e é dividido em 5 módulos. A duração total é de 40 horas.

Veja a seguir a programação completa do último ciclo

9h30: Racismo Institucional- Haydée Paixão Fiorino Soula – advogada

10h: Juventude Negra: Desafios e Perspectivas –Roseli de Oliveira- Socióloga

11h: Legislação: Cultura Afro-Brasileira e Discriminação– Tatiane de Souza- advogada

14h: Direitos Humanos e Cidadania: Uma Política Transversal- Deborah Malheiros, coordenadora da CGAPDC; Silvana Gimenes; assessoria de Cultura para Gênero e Etnia da Secretaria Estadual de Cultura; e Luiz Carlos Lopes, secretário adjunto da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência.

15h30: Diálogo Inter-Religioso- Intolerância Religiosa – Membros do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

16h30: Debates

17h: Encerramento do Ciclo- Márcio Fernando Elias Rosa, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania

17h20: Apresentação artística: Banda “Sou da Paz”