CIC Campinas reúne 220 alunos em palestra sobre autoconhecimento

Ações com as escolas da região já contabilizaram mais de mil atendimentos; participantes também recebem orientação profissional

qua, 12/06/2019 - 13h41 | Do Portal do Governo

Duzentos e vinte alunos da Escola Estadual Professora Maria Helena Antônio Cardoso participaram de uma palestra sobre autoconhecimento e ainda receberam orientação profissional na última quinta-feira (6). O evento foi possível graças a uma parceria entre o Centro de Integração da Cidadania de Campinas e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC).

“As ações têm surtido grande efeito e em março deste ano foi criado o Grêmio Estudantil na escola. Um espaço onde os jovens discutem os problemas da escola e apresentam soluções, e também realizam ações de melhoria para o bairro e para a comunidade”, conta a diretora da unidade Regina Spogino. “Isso serve de incentivo para que os jovens sejam multiplicadores e protagonistas de suas histórias de sucesso e realizações”, afirmou.

Desde fevereiro o Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Campinas realiza ações mensais na escola com o objetivo de levar orientações sobre direitos humanos, cidadania, e serviços disponíveis no município e na região. As principais ações realizadas foram “Empregabilidade e Feira de Profissões”, para jovens de 14 a 21 anos; “Esporte na comunidade”; 1ª Feira de Saúde “Prevenção também se Ensina”; e “1ª Feira Cultural”. Nesses eventos foram contabilizados 1.059 atendimentos.

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, atualmente presente em 17 unidades na capital, interior e litoral.