Cetesb tem aplicativo que indica onde tomar banho de mar

Objetivo é informar a população, de maneira ágil e intuitiva, sobre a qualidade das águas das praias do litoral paulista

seg, 22/04/2019 - 18h19 | Do Portal do Governo

Quem gosta de ir a praia e aproveitar um banho de mar deve estar informado sobre a balneabilidade das praias para não estragar o momento de lazer.

Para ajudar, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) avalia a qualidade das praias e emite um boletim semanal com a classificação das 150 praias do Estado, em própria ou imprópria, para o banho.

Para facilitar, a Agência Ambiental conta com um aplicativo gratuito que pretende informar a população, de maneira ágil e intuitiva, sobre a qualidade das águas das praias.

O uso é muito fácil, ao abrir selecione a opção qualidade das praias. No mapa, clique em qualquer município indicado com o guarda sol e será apresentada a condição, própria ou imprópria, das praias naquele local. O mapa é georreferenciado e possibilita o traçado de rota até a praia escolhida.

Tomar banho em uma praia própria é evitar doenças como gastroenterite, conjuntivite e outras moléstias relacionadas a veiculação hídrica. O app está disponível para smartphones com sistemas Android (na playstore) e IOs (na appstore).

Lembrando que as informações sobre a balneabilidade das praias estão disponíveis, também, no site da CETESB e Facebook, além da sinalização nas praias com as bandeiras e totens.