CETESB aponta melhora na qualidade das praias paulistas

Pelo quarto ano seguido as condições de balneabilidade das praias paulistas apresentaram melhora em relação ao ano anterior

sáb, 14/04/2018 - 15h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CETESB
As bandeiras Verde (Própria) ou Vermelha (Imprópria) indicam se o local está adequado para banho

O ano de 2017 foi o quarto seguido em que as condições de balneabilidade das praias paulistas apresentaram melhora em relação ao ano anterior, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O monitoramento semanal da qualidade das águas em 174 pontos localizados em 154 praias (contando as 7 da Ilha Anchieta), de 15 municípios litorâneos do Estado, resultou nesse estudo, que deverá ser publicado no Relatório de Qualidade das Praias Litorâneas no Estado de São Paulo – 2017, ainda neste semestre.

Segundo os técnicos do Setor de Águas Litorâneas da CETESB, a porcentagem de praias classificadas como Próprias, ao longo do ano de 2017, passou de 37% para 41%, com o aumento das praias Boas de 31% para 36%.

Segundo os critérios estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000 e em normas definidas pela CETESB, as praias são classificadas como Próprias ou Impróprias para fins de recreação de contato primário, conforme as densidades de bactérias fecais presentes na água do mar, constatadas em análises de amostras coletadas todas as semanas.

Semanalmente, a CETESB aponta a qualidade das águas das praias paulistas monitoradas, com bandeiras Verde (Própria) ou Vermelha (Imprópria) que alertam os banhistas indicando se o local está adequado para banho.

Em seu relatório anual, a CETESB classifica as praias em Ótima, Boa, Regular, Ruim e Péssima, com base nos monitoramentos semanais ou mensais (efetuados em caráter preventivo nos pontos menos frequentados).

Com base nesses critérios, constatou-se que a evolução mais significativa ocorreu na Baixada Santista, com o aumento de praias Próprias de 22% para 33%, refletindo-se no aumento das praias classificadas com qualidade Boa e consequente diminuição das Regulares. Segundo os técnicos, trata-se de uma melhora significativa, que vem ocorrendo pelo quarto ano seguido.

No Litoral Sul, as condições de balneabilidade também mostraram melhora em 2017, com três praias apresentando qualidade Boa e duas Ótima (Jureia, em Iguape, e Pontal – Boqueirão Sul, em Ilha Comprida). No Litoral Norte, o quadro manteve-se praticamente inalterado em relação ao ano anterior.

Melhora

O estudo desenvolvido pela CETESB aponta para um cenário de melhora da qualidade das praias paulistas ao longo dos últimos dez anos. O quadro a seguir (http://cetesb.sp.gov.br/praias/wp-content/uploads/sites/31/2018/01/Mosaico-2017.pdf) mostra o aumento das praias Boas (quadrados verdes), tanto no Litoral Norte, nos municípios de Ubatuba e São Sebastião, quanto na Baixada Santista, principalmente no município de Itanhaém.

Além disso, nota-se a diminuição das praias Ruins (quadrados laranja) e Péssimas (quadrados vermelhos) nos municípios de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, Santos, Praia Grande e Mongaguá, na Baixada Santista.

Clique aqui para ver a matéria completa com a lista de cidades/praias.