Certidão de propriedade de veículo pode ser obtida pela internet

Atestado emitido pelo Detran.SP confirma a existência do bem em nome do cidadão e serve para obtenção de bolsas e outros benefícios

dom, 05/05/2019 - 16h13 | Do Portal do Governo

Quem precisa da certidão de propriedade do veículo pode conseguir o documento sem sair de casa ou gastar dinheiro. Basta acessar o portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

Na página, é possível obter a certidão negativa de propriedade, que atesta a inexistência de veículo em nome do cidadão. Esse documento pode ser utilizado, por exemplo, para obter benefícios ou bolsas de estudos junto a diferentes instituições.

Pelo site também é possível obter a certidão positiva de propriedade, necessária para quem viaja para outro país por um longo período e tem de comprovar que tem bens em seu nome ou precisa atestar que tem veículo próprio para uma vaga de emprego.

Quem recebe a certidão pode atestar sua veracidade por meio do código verificador que vem no próprio documento. O procedimento é gratuito. Em 2018, o serviço foi requisitado mais de 75 mil vezes.

Como solicitar

Para pedir as certidões basta clicar em “Serviço Online” na página do Detran.SP. Na coluna “Veículos”, escolha a opção “Seu Veículo – pesquisas e certidões”. Nesse campo, selecione o que deseja fazer: obter a certidão positiva ou negativa de propriedade de veículo. É preciso ter cadastro no site do Detran.SP e para isso basta informar seu CPF e preencher algumas informações pessoais.

A veracidade das informações pode ser atestada na mesma página do Detran.SP, selecionando “Certidão de propriedade de veículos – confirme a autenticidade”. Atualmente, o portal oferece 37 serviços online.