Centros de Estudos de Línguas no ABC atendem alunos da rede estadual

Unidades recebem matrículas para início em fevereiro dos cursos gratuitos de idiomas como alemão, espanhol, francês, inglês, italiano

seg, 06/01/2020 - 20h24 | Do Portal do Governo

Alunos da rede estadual de São Paulo do ABC ainda podem se inscrever para os cursos de idiomas gratuitos nas unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL) (veja lista abaixo). Na região é possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, porém a oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disposição de um professor habilitado para ministrar as aulas.

As atividades no CEL serão iniciadas junto as aulas regulares no dia 3 de fevereiro. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual. Para fazer as aulas de inglês é necessário estar cursando o Ensino Médio.

Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matricula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

O plano de estudos tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível de proficiência são registrados no histórico escolar.

Unidades no ABC

MUNICÍPIO

CEL

PRAZO PARA MATRÍCULAS

DIADEMA

CEL JTO A EE ORIGENES LESSA

Até 03/02/2020

MAUA

CEL JTO A EE OLAVO HANSEN

Até 03/02/2020

MAUA

CEL JTO A EE MARLENE CAMARGO RIBEIRO

Até 03/02/2020

RIBEIRAO PIRES

CEL JTO A EE FELICIO LAURITO DR

Até 03/02/2020

SANTO ANDRE

CEL JTO A EE PROF AMARAL WAGNER

Até 15/01/2020

SAO BERNARDO DO CAMPO

CEL JTO A EE 20 DE AGOSTO

Encerradas

SAO CAETANO DO SUL

CEL JTO A EE IDALINA MACEDO COSTA SODRE DONA

Até 03/02/2020