Centro Paula Souza recebe Encontro de Memórias da Educação Profissional

Evento apresenta pesquisas para contribuir com aprimoramento do ensino e comemora dez anos dos centros de memória da instituição

qua, 19/09/2018 - 20h01 | Do Portal do Governo

A sexta edição do Encontro de Memórias e História da Educação Profissional começa a partir desta quinta-feira (20) no Centro Paula Souza (CPS). O evento na sede da instituição, no centro da capital, traz o tema Concepções, Rupturas e Permanências e é direcionado aos alunos, professores, pesquisadores e bibliotecários de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico de todo o Brasil.

“Nosso objetivo é preservar a memória e possibilitar a troca de experiências entre diferentes institutos educacionais”, explica a coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Maria Lucia de Carvalho. “As pesquisas apresentadas devem contribuir para o desenvolvimento de ações de cidadania e políticas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no país.”

Nesta edição do encontro, realizado a cada dois anos, serão apresentados estudos relacionados a três eixos temáticos: Organização, preservação e difusão da memória em instituições de educação profissional; Os lugares dos acervos (arquivísticos, bibliográficos e museológicos) da educação profissional no espaço escolar; e Arquivos, informação e gestão de documentos nas escolas e em seus centros de memória para estudos e pesquisas sobre a história da educação profissional, a história institucional e a história local.

Confira aqui a programação.

Jubileu de estanho

O evento comemora 10 anos de curadorias nos centros de memória da instituição. O Centro Paula Souza conta hoje com 18 centros, localizados nas Etecs de Amparo, Campinas (Bento Quirino), Capital (Carlos de Campos, Getúlio Vargas, José Rocha Mendes e antiga sede do CPS), Franca (Dr. Júlio Cardoso), Limeira, Jacareí, Matão, Mirassol, Mogi Mirim, Orlândia, Penápolis, Pindamonhangaba, Santos (Dona Escolástica Rosa), São José do Rio Preto e Sorocaba (Fernando Prestes).