Centro de Integração da Cidadania capacita jovens para mercado

Profissionais do CAT abordam temas como habilidades básicas e de gestão e comportamento adequado em entrevistas de emprego

ter, 05/02/2019 - 19h54 | Do Portal do Governo

O projeto “Capacitar para empregar”, realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Oeste, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), promoveu mais uma etapa, direcionada a jovens que residem no entorno do CIC.

A iniciativa, que existe há cinco anos, acontece semanalmente e tem como objetivo capacitar os candidatos para entrevistas de emprego. Para participar, os interessados devem dirigir-se ao CIC munidos de documentos. O projeto é uma porta de entrada para a inserção de jovens no mercado de trabalho que residem em uma região periférica distante dos grandes centros.

Durante as aulas, que contaram com a participação de 20 jovens, com idade entre 17 e 21 anos, os profissionais do CAT abordaram temas como habilidades básicas e de gestão, e comportamento adequado em entrevistas de emprego, entre outros.

Após as orientações, os participantes recebem uma carta de encaminhamento, com o nome da empresa, dia, horário e local onde devem comparecer para entrevista. Após a seleção, a empresa informará ao CIC o número de jovens aprovados. Os que não foram selecionados continuarão participando das capacitações.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.