Centro de Detenção recebe Clóvis de Barros Filho para palestra

Professor de Ética da USP falou sobre o conceito de felicidade para cerca de 150 reeducandos

seg, 19/08/2019 - 19h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Clóvis de Barros Filho em palestra para servidores e reeducandos do CDP Pinheiros II

O professor universitário Clóvis de Barros Filho, escritor, consultor e palestrante, falou para cerca de 150 pessoas, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros II, na capital paulista, em 25 de julho.

Com exemplos da História, da religião e de sua própria vivência, Barros Filho expressou como a felicidade é vista e buscada pelas pessoas no geral. “Para saber se a vida valeu a pena ser vivida é necessário esperar até o último dia, pois cada segundo faz parte desse caminho”, disse.

Quebrando a ideia de que a felicidade é um estado de espírito constante, o filósofo mostrou que os erros, os medos e as frustrações compõem a trajetória que temos que seguir para ter um segundo, que seja, de felicidade para encontrarmos a nossa excelência. Mais do que atingir o estado de plena satisfação, o importante para que a vida valha a pena, segundo Barros Filho, é o amor ao próximo e ter pessoas para dividir as alegrias.

Para o reeducando S.R., que já havia assistido a palestras e vídeos do convidado, a visita dele à unidade prisional foi surpreendente. “Ver que ele se dispôs a vir aqui e falar para nós é gratificante, e o que ele falou me faz refletir sobre o que é importante e valioso na minha existência”, disse ao fim da palestra. Para ele, o amor ao próximo faz parte do ser humano e deve ser sempre praticado para que se alcance a pura felicidade.

Independentemente dos erros cometidos no passado, o reeducando J.L. falou que a palestra o fez pensar sobre o que quer para o seu futuro. “Mesmo onde você acredita que tudo está parado, existe um recomeço”, ressaltou.