Centro de Cultura de Mogi das Cruzes resgata memória dos ex-combatentes da 2ª Guerra

Com investimento do Governo de SP, Centro de Cultura e Memória “Expedicionários Mogianos” foi reformado e está aberto aos visitantes

seg, 08/05/2023 - 14h43 | Do Portal do Governo

As memórias dos combatentes mogianos durante a 2ª Guerra Mundial já podem ser revisitadas após a reinauguração, na última sexta-feira (5), do Centro de Cultura e Memória “Expedicionários Mogianos” pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O equipamento turístico contou com o investimento de R$90.390,32 em recursos do Estado, mais R$3.750,79 de contrapartida municipal e foi entregue reformado à população.

Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

A reforma, adequação e modernização do centro de cultura consistiu em pintura, nova instalação elétrica, climatização, troca de piso interno e externo e construção de uma sala de audiovisual para passar filmes e documentários sobre os feitos dos heróis brasileiros em solo italiano.

“A participação brasileira no maior conflito da humanidade merece ser contada através de um espaço moderno e interativo. São histórias de heróis que foram até a Itália defender o mundo das forças do eixo. Esse contexto histórico é um importante atrativo para o turismo cultural, que atrai excursões escolares e famílias em busca de grandes narrativas reais – e é justamente isso que esse museu oferece”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O Centro de Cultura e Memória “Expedicionários Mogianos” é um espaço permanente de exposição de itens alusivos aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, com documentos, armamentos, fotos e itens pessoais de alguns dos combatentes, doados poucos anos após o conflito que se encerrou em 1945.

O museu recebe dezenas de excursões escolares e tem foco nos alunos da cidade, por meio do projeto de Educação Patrimonial.