CDHU promove projeto Foco no Pedaço e certifica participantes

Quinze moradores do Conjunto Habitacional Jaraguá L participaram das seis oficinas entre os dias 16 de agosto e 20 de setembro

sex, 21/09/2018 - 11h52 | Do Portal do Governo

Ampliar o conhecimento cultural e artístico com oficinas educativas e profissionalizantes de fotografia é o objetivo do Projeto Foco no Pedaço, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS).

Nesta quinta-feira (20), foi realizada a certificação de 15 moradores do Conjunto Habitacional Jaraguá L que participaram das seis oficinas que aconteceram entre os dias 16 de agosto e 20 de setembro.

“O curso foi ótimo desde o primeiro dia. Tenho quatro filhos e, de início, pensei em desistir por não conseguir assistir às aulas sem as crianças, mas as equipes da CDHU e do IMS me incentivaram a continuar e hoje peguei meu certificado. Eu aprendi a olhar a arte de um jeito diferente. Produzimos câmeras e não imaginávamos quais eram os conceitos de fotografia e nem como eram feitas as revelações das fotos. Esse tipo de iniciativa é muito importante para unir os moradores”, disse a moradora Vera Lúcia de Oliveira.

As oficinas no Jaraguá L iniciaram-se com propostas múltiplas de desenho: por meio da observação e às cegas, seguidas da utilização de câmeras de desenho, que ensinam o processo de formação da imagem e o desenvolvimento das câmeras fotográficas. A exposição apresentou trabalhos produzidos pelos moradores do empreendimento e foi encerrada em cerimônia organizada pelo grupo.

Durante as aulas foram construídas câmeras pinhole a partir de latas de alumínio, abordados conceitos de fotografia analógica e digital e realizadas caminhadas para que os moradores fotografassem o bairro e refletissem sobre ele. Em uma das oficinas, os alunos visitaram exposições do IMS e realizaram fotogramas (fotografias sem câmera), além de terem utilizado laboratórios fotográficos e conhecerem técnicas alternativas de fotografia.

“A arte tem a capacidade de mover sentimentos e afetar pessoas de todas as idades. É uma linguagem que aproxima a Companhia dos moradores e aproxima, também, os próprios moradores uns dos outros, justamente por trabalhar a ideia de comunidade e coletividade”, disse a Líder do Núcleo de Pós Ocupação da Companhia, Heloísa Martins.

“A ideia é causar uma reflexão nos participantes e, através da fotografia, proporcionar um olhar mais refinado acerca do espaço que ocupam – a casa, o condomínio, a rua e o bairro, por isso o nome Foco no Pedaço. Durante as oficinas, nossa equipe social fez o apoio, ofereceu lanches e afinou a comunicação entre os participantes por meio de grupos nas redes sociais”, conta.

Foco no Pedaço

O projeto é uma parceria entre a Superintendência de Pós Ocupação e Contratos da CDHU e o IMS, reconhecido por promover exposições de artes plásticas, livros de fotografia, literatura e música; e teve início do ano de 2018. A iniciativa já capacitou 9 moradores do empreendimento Guarulhos E, agora, os 15 do Jaraguá L e, até o fim do ano, irá atuar em mais um condomínio da Companhia.

A parceria funciona com a CDHU indicando ao IMS conjuntos que estejam em fase de pós ocupação, em que a equipe social da Companhia trabalha com os moradores, por meio de reuniões e oficinas, temas de interesse coletivo, capacitando os mutuários para a gestão condominial, manutenção do local e das moradias, regras de convivência, etc.

A partir da indicação do conjunto, educadores do IMS fazem uma visita e estudam o espaço e as acomodações que receberão as oficinas, além de mobilizar os moradores e disponibilizar todo o material para as aulas.