CDHU entrega 165 apartamentos a moradores de Santos

Famílias contempladas com unidades vivem atualmente em áreas de risco de bairro da cidade

dom, 09/06/2019 - 15h21 | Do Portal do Governo

Cento e sessenta e cinco famílias de Santos, na Baixada Santista, realizaram o sonho da casa própria por meio do programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As unidades foram entregues na terça-feira (4).

“Aqui encontramos famílias oriundas de áreas de risco, muitas vezes sem a mínima infraestrutura, e hoje elas estão tendo a chance de ter uma vida digna. Esse é o nosso compromisso com a população”, disse o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary.

Os novos moradores vieram de áreas de risco no Jardim São Manoel, sendo que 97% deles têm renda de até três salários mínimos. Agora eles vão viver em um conjunto habitacional com infraestrutura completa e pagarão prestações mensais subsidiadas pelo governo estadual, calculadas conforme a renda familiar. Assim, aquelas famílias que ganham até três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento. O valor da menor prestação é de R$ 143,70.

Emocionada, Beatriz Santos Bastos disse que se mudaria o mais rápido possível o novo endereço. O imóvel estará adaptado para sua filha, Miriam, de 12 anos, cadeirante. “Eu e minha filha moramos na palafita há sete anos. É uma situação difícil. Em dia de chuva e vento, a Miriam ficava apavorada porque convivemos com o risco de tudo desabar”, conta. “Fora as péssimas condições de saúde e higiene. Eu só tenho a agradecer pela minha nova casa”, afirma.

A CDHU investiu R$ 43,4 milhões no empreendimento que tem ao todo 205 apartamentos, dos quais 40 foram entregues em junho de 2018. Os apartamentos têm dois e três dormitórios e área construída de 61,16 m² (cinco unidades, adaptadas para pessoas com deficiência), 61,84 m² (32 unidades) e 84,95 m² (128 unidades).

Os imóveis incorporam melhorias estabelecidas como padrão de qualidade pela CDHU, como acessibilidade, e possuem piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos na cozinha e banheiro.