Catavento recebe exposição multimídia sobre desenvolvimento

Mostra, que começa nesta terça-feira (14), explora temática da evolução na agricultura, energia, mobilidade, entre outras áreas

seg, 13/05/2019 - 17h19 | Do Portal do Governo

“Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país”. Este é o tema da nova exposição do Museu Catavento, em cartaz a partir desta terça-feira (14), na capital paulista. A mostra, que fica até 9 de junho, vai apresentar a evolução na construção, mobilidade, agricultura, energia e mineração através de ferramentas digitais interativas.

Logo na entrada, um totem com a projeção em vídeo de uma pessoa em tamanho real apresenta as temáticas da exposição. “As seções mostram como o capital humano atua nos diferentes setores, inovando e empreendendo com base em seus valores, em seu modo de fazer, pensar, se expressar e viver, ou seja, com base em sua cultura e identidade”, conta o curador Mário Donizeti que selecionou temas estratégicos para o desenvolvimento do País, capazes de ajudar na construção de um mundo melhor.

Entre os destaques estão o núcleo expositivo chamado “Fluxo”, que analisa o setor de transportes, apresenta os modais existentes no Brasil e os compara com os de outros países. O núcleo “Campo” contempla a produção agrícola brasileira e observa aspectos que levaram o Brasil a ocupar a posição de terceiro maior exportador de alimentos do mundo.

Já em “Habitat”, além de apresentar a engenharia de grandes obras brasileiras, como a Usina de Itaipu, a Ponte Rio Niterói e a Rodovia Imigrantes, traz soluções viáveis e novas tecnologias para tornar as cidades mais seguras, amigáveis e sustentáveis.

“Estamos honrados por ajudar a tornar a exposição uma realidade. Nossa missão é ajudar a construir um mundo melhor. E isso só é possível se tivermos conscientes do atual estágio de desenvolvimento do Brasil e quais os caminhos para o país continuar construindo sua infraestrutura”, comenta Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, que patrocina o “Integra”.