Casa Militar vai investir R$ 329 mil em apoio técnico do Instituto Geológico

Valores serão destinados para vistorias emergenciais em áreas de risco para deslizamento

dom, 08/12/2019 - 10h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico, renovou o acordo de cooperação com a Casa Militar para fornecer apoio técnico em vistorias emergenciais nas cidades que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil.

Veja também
Campanha “SPAlerta” da Defesa Civil informa e educa população

Serão investidos R$ 329 mil para a atuação e mapeamento em áreas de risco para deslizamentos, atendimentos de emergência (desastres naturais e tecnológicos), além de suporte tecnológico e treinamentos são os principais pontos do termo. A vigência do acordo é de 12 meses contados a partir de janeiro de 2020. “São convênios que têm um objetivo: salvar vidas. São Paulo é exemplo para o país na prevenção de eventos climáticos, como as chuvas de verão, que ocorrem todos os anos” declarou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O Secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Walter Nyakas fez a entrega simbólica do colete do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil ao chefe da SIMA e enfatizou que o mapeamento das áreas de risco, com o apoio do IG e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), permitiu que o sistema da Defesa Civil respondesse à altura em 331 ocorrências de 149 municípios, neste início de ano.

“Nossa Defesa Civil é de primeiro mundo e estamos trabalhando no aperfeiçoamento, com capacitação para as questões relacionadas às chuvas, períodos de estiagem, barragens, entre outras. Em Cubatão, finalizamos um total de oito treinamentos, que culminou com a capacitação de quase 1 mil agentes para enfrentar os próximos meses de chuva”, disse.

O chefe da Casa Militar afirmou ainda que o órgão promoveu simulados, potencializou os alertas nas redes sociais, nos meios de comunicação tradicionais e por meio do sistema de avisos via SMS (40199) e mensagens para assinantes de TV a Cabo, para ampliar o espectro da conscientização.

Sobre o plano

Durante o período de vigência da Operação Verão (dezembro a março, todos os dias da semana, podendo ser prorrogada se necessário) o IG manterá equipe 24 horas. O objetivo é dar suporte técnico em situações de emergência para áreas de risco, como deslizamentos em funções da chuva.

Os geógrafos, geólogos e tecnólogos fornecerão relatórios, com avaliação de riscos e medidas para resolução do problema, para cada região afetada.