Casa Militar comemora 86 anos de serviços prestados ao Estado

Governador Geraldo Alckmin enalteceu importância da pasta durante cerimônia de celebração no Palácio dos Bandeirantes

ter, 26/09/2017 - 18h32 | Do Portal do Governo

Uma das secretarias mais destacadas por sua importância estratégica nos assuntos do Governo do Estado de São Paulo, principalmente em questões ligadas à segurança e defesa civil, a Casa Militar comemora nesta terça-feira (26) 86 anos de serviços prestados ao governo estadual e à população paulista.

Desde janeiro deste ano, a pasta está sob o comando da Coronel Helena dos Santos Reis, segunda mulher na história a comandar a Casa Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Para marcar essa importante data, foi realizada uma cerimônia de celebração no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com presença da secretária-chefe Coronel Helena, o governador Geraldo Alckmin, a primeira-dama Lu Alckmin, os secretários de Estado Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, da Segurança Pública, Hélcio Tokeshi, da Fazenda, Carlos Graieb, da Comunicação, Coronel Nivaldo Restivo, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, entre outras autoridades e convidados.

“Primeiro dizer que é uma grande alegria. Não é todo dia que a gente comemora 105 anos, né? Cento e cinco anos (1912-2017). E 86 anos do decreto que instituiu a Casa Militar. Depois, destacar o trabalho importante da Casa Militar, do ponto de vista de segurança e de defesa civil. Agora, no fim de semana passado, nós tivemos um grande incêndio na Serra da Bocaina, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, lá em Bananal. Então, domingo cedinho eu liguei para um dos comandantes da secretária Helena e ele falou: ‘Olha, eu já estou a caminho, vamos montar lá um centro de enfrentamento de crise, para debelar o incêndio da Serra da Bocaina’. Poderia até atingir a cidade de Bananal. Isso é todo dia, né?”, disse o governador durante o discurso.

Alckmin também ressaltou outros casos em que o papel da Casa Militar foi decisivo no sucesso do desfecho, como o incêndio no Porto de Santos, em 2015, e o tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, em 2013. “Quero destacar também o heroísmo do nosso Corpo de Bombeiros, junto com a Defesa Civil, e da nossa Polícia Militar, ao Fundo Social de Solidariedade, que está sempre junto também para socorrer as famílias, ajudar. É um trabalho permanente”, completou.

O governador comentou ainda a divulgação dos índices de criminalidade no Estado de São Paulo no mês de agosto, destacando que, dos doze indicadores abordados, dez tiveram redução nas ocorrências.

“Nós estamos com o menor índice de homicídios de toda a série histórica, tivemos redução de latrocínio, estupro, roubos, roubo de veículo, roubo a banco. Tivemos um pequeno aumento de furto, 2%, e de roubo de carga, que o Dr. Mágino e o comandante-geral já têm um grande trabalho junto com o Sindicato dos Transportadores de Carga pra reduzir também esses indicadores”, concluiu Alckmin.