
Um ciclo para compreender o cinema nacional e estrangeiro vai começar no próximo dia 8 de março na Sala Cinematographos, na Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, dedicada a promover a difusão, o debate e a formação do cinema e seus mais diversos aspectos.
A abertura será com o curso “História do Cinema – Ciclo VIII: panorama do cinema israelense aborda a cinematografia Israelense”. São quatro aulas, as quartas-feiras, de 8 a 29 de março, ministradas pelo assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo, Antonio Carlos Sandoval. Entre os temas discutidos, estarão os principais filmes israelenses de cada década, diretores renomados, documentários e séries.
Dia 10 de março, às 19h, a diretora Eliane Caffé, diretora de “Era o Hotel Cambridge”, exibe pela primeira vez o making-of do longa-metragem, em que mostra a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. No dia-a-dia, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.
O curso “Cinema, filosofia e teoria social: um diálogo sobre nosso tempo” é composto por sete módulos, realizado aos sábados, de 1 de abril a 15 de julho, em que serão analisadas as tomadas de grandes cineastas como Alejandro González Iñárritu, Ingmar Bergman, entre outros.
Serão abordados temas como o questionamento histórico de Deus, a persistência e a intensidade do autoritarismo na contemporaneidade. A cada módulo, autores como Edgar Allan Poe, Fiódor Dostoiévski e Gabriel García Márquez estarão presentes nos diálogos para abordar o cinema, a filosofia e teoria social. Confira a programação completa no site do museu.
Para quem gosta de cinema nacional, a casa realiza também o curso “História do cinema – ciclo ix: a nouvelle vague baiana”, às quartas-feiras, de 5 a 26 de abril. O curso abordará o período de 1958 a 1964, conhecido como Ciclo Baiano de Cinema, em que foram produzidos na Bahia expressivos filmes de curta e de longa metragens.
Este módulo retoma a história do cinema brasileiro para tratar de forma concentrada o crescimento inesperado da Nouvelle Vague Baiana, que abriu um dos caminhos para o Cinema Novo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://goo.gl/yxYZlZ