Casa Guilherme de Almeida realiza cursos sobre artistas mulheres

Palestra Des-aprendizagens do feminino no romance e no cinema acontece no sábado (29); Agnès Varda e Clarice Lispector em pauta

sex, 28/07/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

Mulheres que influenciaram o mundo pelo cinema e por meio da literatura agora são relembradas na Casa Guilherme de Almeida. O Museu abre as portas neste sábado (29), às 14h, para a palestra ‘Des-aprendizagens do feminino no romance e cinema’.

A palestra analisa duas personagens criadas pela cineasta francesa Agnès Varda e a romancista brasileira Clarice Lispector. O evento será conduzido por Eliane Fittipaldi.

As protagonistas confrontam a imagem da mulher e o que é ser feminino. No encontro, será exibido o filme de Agnès Varda, “Cléo”. Tanto o filme como o livro de Clarice Lispector, “Uma Aprendizagem” ou o “Livro dos Prazeres”, foram produzidos na década de 1960, quando as mulheres reivindicavam maior autonomia de escolhas.

Para relembrar e conhecer a trajetória de artistas mulheres, a Casa Guilherme de Almeida também oferece um minicurso. O Museu Casa Guilherme de Almeida fica localizado na zona oeste de São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré) e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

Eliane Fittipaldi
Doutora em Letras pela USP, lecionou Literatura Norte-Americana, Teoria da Literatura e Língua Francesa na PUC, Literatura Portuguesa na USP e Comunicação Empresarial na FGV.

Tradutora de mais de trinta livros para várias editoras, é hoje diretora executiva da empresa Dixi Comunicação e pesquisadora em Literatura Brasileira na USP.

Clique aqui para saber mais sobre a Casa Guilherme de Almeida.