Casa das Rosas recebe sessões de cinema ao ar livre

Visitantes do espaço cultural podem acompanhar a exibição dos filmes “Vidas Secas” e “Sagarana”, adaptações de livros brasileiros

qui, 10/08/2017 - 15h43 | Do Portal do Governo

As exibições gratuitas de filmes ao ar livre estão de volta à Casa das Rosas, com adaptações de obras da literatura nacional. Nos meses de agosto e setembro, o espaço cultural recebe a nova temporada do projeto “Jardim Paradiso”, além da retrospectiva de cinema japonês “Oriente Próximo”.

A primeira sessão do “Jardim Paradiso” será realizada nesta quinta-feira (10), às 19h, com a exibição de “Vidas Secas” (1964), adaptação de Nelson Pereira dos Santos do clássico homônimo de Graciliano Ramos. O filme aborda a trajetória de uma família de retirantes nordestinos, composta pelo casal Fabiano e Sinhá Vitória, os dois filhos, além da cachorra Baleia e de um papagaio, em fuga da estiagem que castiga a região.

Em 14 de setembro, o jardim da Casa das Rosas terá a apresentação de “Sagarana, o duelo” (1974), releitura dirigida por Paulo Thiago da obra de Guimarães Rosa, também às 19h. Na adaptação da novela “O Duelo”, presente no livro, Turíbio, ao voltar de uma pescaria, flagra a mulher com um amante, caçador de cangaceiros. Turíbio, então, arma uma tocaia para se vingar, mas mata o homem errado. O próprio amante irá persegui-lo pelo crime, gerando uma caçada que se estende pelo sertão.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura, sob administração da Poiesis Instituto de Apoio à Cultura.