Casa das Rosas lança versão online de curso de preparação de escritor

Formato virtual possibilita acesso de mais participantes interessados em desenvolver a escrita criativa; inscrições vão até 7 de setembro

sáb, 22/08/2020 - 9h28 | Do Portal do Governo

Para colaborar com a formação e o aprimoramento de novos escritores, a Casa das Rosas está com inscrições abertas para o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) até 7 de setembro. As aulas serão transmitidas pela internet. A formação é voltada a pessoas com idade a partir dos 18 anos.

Os interessados devem se inscrever pelo link https://hotmart.com/product/clipe-online/U39111193J. O custo para fazer o CLIPE Online é o valor de inscrição, R$ 60. A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

A versão online do curso chega para atender participantes de todas as regiões do país que gostam de escrever e buscam desenvolver técnicas da escrita criativa nos gêneros conto, crônica e ensaio. Essa iniciativa também responde a demanda crescente de interessados por essa formação literária no formato virtual, com pedidos feitos por e-mail e pelo site do museu-casa literário.

Ministradas pelos escritores Veronica Stigger, Marcelino Freire e Tiago Novaes, as aulas ficarão disponíveis a partir de 8 de setembro na plataforma Hotmart. As pessoas inscritas têm 21 dias, a contar do primeiro acesso, para acessar os conteúdos e cerca de 30 dias para enviar os textos propostos nos módulos.

Anualmente, o museu-literário oferece 70 vagas para mais de 800 inscritos no formato presencial do curso. Na versão online do CLIPE não há limite de vagas.

Aulas

Os próprios participantes podem escolher os melhores dias e horários para aproveitar o curso. Serão 12 aulas, sendo quatro de cada gênero (conto, crônica e ensaio), incluindo-se propostas de exercícios e indicação de bibliografia para leituras complementares.

O material produzido pelos alunos passará por uma seleção no final do curso com a possibilidade de publicação no site do museu, pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE), e na revista eletrônica Grafias, ações da Casa das Rosas voltadas à criação literária e à reflexão sobre o ofício dos escritores.

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail cae@casadasrosas.org.br.

Criado em 2013 pelo CAE, do museu Casa das Rosas, o CLIPE é realizado todos os anos. Teve mais de 6.000 inscritos em sete anos de atividade e acolheu 420 participantes, o que resultou em mais de 100 títulos publicados, muitos deles com prêmios de incentivo para publicação.

Em razão do sucesso do curso e da demanda de candidatos com menos de 18 anos, o CAE criou, em 2014, a versão para jovens com idade entre 14 e 18 anos. O CLIPE Jovem ocorre semestralmente, por quatro meses, e até o momento já teve 234 participantes.