Carretas da Mamografia suspendem serviço temporariamente para prevenção ao coronavírus

Medida do programa Mulheres de Peito visa à prevenção da Covid-19, pois população idosa é grupo mais vulnerável à doença

ter, 17/03/2020 - 17h18 | Do Portal do Governo

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, foram suspensos todos os itinerários das carretas do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo. A definição começou a valer na segunda-feira (16), por tempo indeterminado.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
Conheça alguns mitos sobre o novo coronavírus

O programa oferece mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, faixa etária que engloba população idosa, mais vulnerável à Covid-19. A medida atende à orientação para que as pessoas evitem aglomerações e, com isso, ajudarem coibir a propagação do vírus.

“Neste momento, precisamos tomar todas as medidas preventivas indicadas, evitando locais com grande fluxo de pessoas. Os idosos devem evitar contato social e deslocamentos para se proteger da Covid-19, pois estão entre os mais suscetíveis a complicações pela infecção. O rastreamento do câncer de mama continuará a ser feito pelos serviços de saúde, garantindo à população o diagnóstico precoce da doença”, explica o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O serviço telefônico para agendamentos de mamografias nos serviços fixos de mamografia está mantido, no momento. O contato pode ser feito através do callcenter no telefone 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Esse exame também pode ser agendado pelos municípios, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), nos serviços de referência. Há cerca de 200 mamógrafos disponíveis no SUS, em SP.