Carreta para exames de mamografia chega a Cássia dos Coqueiros

Programa "Mulheres de Peito", da Secretaria da Saúde, percorre municípios para ampliar acesso aos exames preventivos do câncer de mama

qua, 26/07/2017 - 15h25 | Do Portal do Governo

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” percorre mais uma cidade do Estado. Nesta quarta-feira (26), o serviço de prevenção ao câncer de mama da Secretaria de Estado da Saúde chegou à cidade de Cássia dos Coqueiros, na região de Ribeirão Preto, onde permanece até 5 de agosto na rua Padre Cassiano s/nº, no centro.

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o início dos exames gratuitos de mamografia, que dispensam a necessidade de apresentar exame médico a mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Além de prestigiar a iniciativa, Alckmin assinou um convênio para aquisição de nova ambulância para o município.

“Nós estamos trazendo a carreta Mulheres de Peito pra zerar aqui as mamografias, e quem precisar também de ultra-sonografia e pulsão pode fazer, enfim, o tratamento completo. E assinamos um convênio pra compra de ambulância 0 km para a prefeitura de Cássia dos Coqueiros. R$ 110 mil, aí você já licita, e compra uma ambulância nova, que é sempre bom ter uma ambulância em bom estado aqui no município”, disse Alckmin.

Resultados em 48 horas
Mulheres com menos de 50 anos e mais de 69 também podem fazer os exames. Mas, nesse caso precisam apresentar o pedido médico. A equipe multidisciplinar do programa atende das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 13h, no sábado.

O resultado dos exames sai em até 48 horas porque as imagens captadas pelos equipamentos são transmitidas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), em São Paulo, que é um serviço da Secretaria Estadual da Saúde que emite os laudos à distância.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

Município de Rincão recebe carreta da mamografia

As unidades móveis de mamografia contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 124.434 mamografias, 5.124 ultrassonografias de mama, 573 biópsias de mama e encaminharam 1.625 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 155 localidades em SP.

Agenda pelo 0800
Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano ímpar e fazem aniversário no mês de junho já podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário ainda neste ano.

Essa é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o call-center da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

As mulheres nascidas em ano par e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade de agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas.

A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.