Carreta da Mamografia estaciona em Porto Ferreira

Veículo do programa “Mulheres de Peito” fica na cidade até dia 10 de março e oferece exames gratuitos para mulheres entre 50 e 69 anos

dom, 25/02/2018 - 18h34 | Do Portal do Governo
DownloadGilberto Marques/A2img
Carretas “Mulheres de Peito” percorrem o Estado e levam atendimento a lugares remotos

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” chegou à cidade de Porto Ferreira, na região de Araraquara. O veículo oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e permanecerá no município até o dia 10 de março, na Praça Ana Maria Libertucci Salzano, em frente ao Terminal Rodoviário da cidade.

A carreta oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil, e também em São Paulo. O objetivo desse programa é ampliar e facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento para a doença que possui grandes chances de cura se for descoberta e tratada precocemente”, explica o secretário da Saúde de São Paulo, David Uip.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para exame. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas precisam do pedido médico. O pedido vale tanto para aqueles emitidos pela rede pública como particular.

“Nós atendemos de segunda a sexta, das 9h ás 18 e aos sábados, das 9h às 13h. E distribuímos as senhas por ordem de chegada. Durante a semana são distribuídas 50 senhas e, aos sábados, 25”, detalha a responsável pela unidade, Lucilene Teles de Carvalho.

A iniciativa busca ampliar o acesso a exames preventivos para as mulheres. E para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente. A moradora da cidade de Porto Ferreira Claudia Tavares aproveitou a oportunidade para colocar o exame em dia. “É simples, rápido e não dói. Todas as mulheres devem fazer o exame para prevenir doenças de mama”, disse.

Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom e conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Os dois últimos dias (9 e 10 de março) serão reservados para mulheres chamadas para fazer exames complementares. O prefeito da cidade, Rômulo Rippa, acredita que o programa vai ampliar o atendimento na cidade: “A previsão é de que sejam atendidas cerca de mil mulheres durante o período anunciado”, conclui.