Carreta da mamografia chega a Tabatinga nesta segunda-feira

Entre os meses de julho e agosto, carretas do programa estarão em outras seis cidades do Estado; veja o cronograma

seg, 22/07/2019 - 8h24 | Do Portal do Governo

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, começa a atender os moradores de Tabatinga nesta segunda-feira (22). O serviço-móvel que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

O veículo ficará estacionado no Ginásio de Esporte José Negrine até 10 de agosto. Entre os meses de julho e agosto, carretas do programa estarão em outras seis cidades do Estado: Aguaí, Agudos, Birigui, Bofete, São Bernardo do Campo e Tatuí. Veja a programação abaixo.

O público-alvo do “Mulheres de Peito” são mulheres entre 50 e 69 anos, mas as mais jovens também podem buscar atendimento. Neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para quem tem entre 50 e 69 anos, não há necessidade de pedido médico. Fora dessa faixa etária, o pedido é obrigatório e pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Atendimento

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

As carretas

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Agendamento telefônico

O programa também possui o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames de mamografias, que são marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado.

Veja por onde anda a carreta da mamografia e as datas:

cidade início término endereço
Aguaí 15/jul 3/ago Rua Legaspe, S/N, Parque Interlagos – no galpão de eventos e feira do produtor de Aguaí (Ceasinha)
Agudos 15/jul 3/ago Av. Carvalho Pinto, S/N, Centro – na 4ª rotatória, conhecida como Rotatória do Cruzeiro entre os bairros Honorina e Jd. Márcia
Birigui 5/ago 24/ago Praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo, localizada entre as Ruas Nicolau da Silva Nunes e Getúlio Vargas e a avenida João Cerna
Bofete 15/jun 3/ago Praça da Matriz, no centro da cidade
São Bernardo do Campo 5/ago 24/ago Av. Jardim, nº 17 – Vila São Pedro. (Referência Ponto Final dos ônibus da Vila São Pedro)
Tabatinga 22/jul 10/ago Ginásio de esporte José Negrine. Na rua Odorico Malaspina
Tatuí 5/ago 24/ago Praça Martinho Guedes, 12 Centro ( Conhecida como Praça da Santa)