Carnaval: Metrô e CPTM terão operação especial no feriado

Estratégia terá trens reservas em todas as linhas e reforço de 30% do quadro operacional para suprir demanda; EMTU opera normalmente

sex, 09/02/2018 - 10h32 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Na quarta-feira de cinzas (14), a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela será antecipada para as 4 horas

Quem pretende curtir o carnaval no Sambódromo do Anhembi, acompanhando os desfiles das escolas de samba, ou seguir os blocos pelas ruas da cidade terá esquema especial no Metrô durante todos os dias de folia.

A estratégia contará com trens reservas em todas as linhas e com reforço de 30% de todo quadro operacional.

Além dos funcionários extras do tráfego, para condução dos trens, o maior contingente de empregados adicionais se concentrará em estações em que está prevista demanda maior que o usual, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos, como Luz, Consolação, República, Anhangabaú, São Bento, Paraíso, São Joaquim, Vergueiro, Barra Funda, Portuguesa/Tiete e Vila Matilde.

Para quem for ao Sambódromo, a dica é deixar o carro em casa e utilizar as linhas de ônibus que partirão dos terminais das estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê do Metrô. O valor da passagem é igual ao da tarifa habitual, de R$ 4. Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações.

Para não ter que enfrentar filas de última hora, a orientação é fazer a compra antecipada das passagens. Caso os usuários presenciem atos de vandalismo, poderão denunciar pelos serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) ou pelo aplicativo Metrô Conecta.

Basta uma mensagem para atuação imediata dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

Operação antecipada após o carnaval

Na próxima quarta-feira de cinzas (14), a abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela (operada pela concessionária ViaQuatro) será antecipada para as 4 horas.

A medida tem por objetivo atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Na linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40.

Para informar os usuários sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h30 à meia-noite.

Linha 15-Prata permanecerá fechada para testes durante o carnaval

Para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente) não terá operação comercial no período de carnaval, do sábado (10) até a terça-feira (13).

Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente, no mesmo horário de funcionamento das estações.

CPTM

Neste feriado de Carnaval, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Não haverá alteração de intervalo somente na segunda-feira (12). Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização da Estação Francisco Morato e nos equipamentos de via permanente na região da Estação Luz. Os trens da Linha 7-
Rubi seguirão até a Estação Brás devido a serviços no Expresso Leste e o intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Terça: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização nos equipamentos de via permanente na região da Estação Luz. E, das 7h às 21h, esses serviços se estenderão no trecho entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Os trens da Linha 7-Rubi seguirão até a Estação Brás devido a serviços no Expresso Leste e o intervalo médio será:

– das 7h às 21h: de 15 minutos entre Brás e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato;

– nos demais horários: de 15 minutos entre Brás e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 21h, devido às obras da Prefeitura de Várzea Paulista, a circulação ficará interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí. O município disponibilizará ônibus para atender o trecho. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 8h às 21h, serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.

Terça: das 4h à meia-noite, prosseguirão as intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 20h, em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Osasco, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deve utilizar a Linha 8-Diamante. Das 4h à meia-noite, também serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Autódromo e Socorro. O intervalo médio dos trens será:

– das 8h às 20h: de 27 minutos entre Presidente Altino e Grajaú;

– nos demais horários: de 25 minutos em toda a linha.

Terça: das 4h à meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Cidade Universitária e Ceasa. A circulação de trens ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8 – Diamante. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo e terça-feira: das 4h à meia-noite, devido a alteração de trajeto dos trens da Linha 7-Rubi, que excepcionalmente circularão até a Estação Brás, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Sábado: haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Luz, das 15h até o fim da operação, e no trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, das 20h até o fim da operação. O intervalo médio dos trens será:

– das 15h às 20h: 15 minutos entre Luz e Guaianases;

– das 20h até o fim da operação: 15 minutos entre Luz e Brás e 30 minutos entre Brás e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera por conta de intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de sinalização. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi para percorrer o trajeto entre Luz e Brás e a Linha 3-Vermelha do Metrô para o trecho entre Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação em Guaianases.

Terça: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Brás devido a serviços nos equipamentos de via permanente. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi para percorrer o trajeto entre Luz e Brás. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido a serviços no Expresso Leste, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado à meia-noite de domingo, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste.

Terça: das 4h à meia-noite, terão continuidade as obras de implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP Leste. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

EMTU

Os serviços prestados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte será realizado normalmente durante o feriado.