Carnaval: dicas práticas para se alimentar bem durante a folia

Centro Paula Souza indica como aproveitar uma das maiores festas do país sem causar prejuízos à saúde

qua, 15/02/2023 - 14h12 | Do Portal do Governo

Para aproveitar ao máximo uma das maiores festas brasileiras, o Centro Paula Souza (CPS) elaborou dicas sobre alimentação no período do carnaval. Quem explica o assunto é Clara Korukian Freiberg, professora de nutrição da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, da Capital. Ela indica como prevenir problemas por contaminação de alimentos que causam diarreia, intoxicação alimentar e infecção intestinal.

Bloquinhos de rua, desfiles no Sambódromo, festas à fantasia. Existem diversas formas de pular o carnaval. “Todas elas exigem um cuidado extra com a alimentação para evitar danos à saúde durante a folia e nos dias seguinte”, reforça Clara, que é Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Dicas de lanche para manter o pique da folia

  • Uma boa sugestão de lanche para levar na bolsa são as nozes, castanhas e outros alimentos semelhantes que, além de serem muito nutritivos e fontes de energia, são muito fáceis de transportar. Você pode preparar um mix com suas opções favoritas: amêndoas, castanhas de caju ou do Pará, pistache. Pode ainda adicionar damasco, ameixa seca, uva passa e tâmaras;
  • Um docinho também pode ajudar a repor energia. Doces de banana e goiaba, por exemplo, são vendidos em embalagens individuais e de fácil consumo;
  • Aqueles pacotinhos de salgadinho podem ser substituídos por algo bem mais nutritivo. Já experimentou chips de frutas? “No mercado, encontramos o de banana, maçã e outras, que são leves, fáceis de transportar e não deterioram com facilidade”, explica Clara.
  • Evite frituras e alimentos sensíveis ao calor, como comida japonesa. Peixes e frutos do mar, quando expostos a altas temperaturas, estão sujeitos a risco de contaminação.

Para quem pretende aproveitar o carnaval na praia

Para quem vai à praia nesta época, o tempo de exposição ao calor é maior ainda. “A dica é: Hidrate-se! Hidrate-se! Vale água de coco, água natural, frutas cítricas, saladas no geral e até mesmo chás gelados. Assim, evitamos tonturas e dores de cabeça, sintomas comuns da desidratação”, pontua Clara.

A oferta de alimentos na praia em quiosques e restaurantes ou vendidos por ambulantes é grande. É preciso escolher com cuidado o que consumir para a prevenção de problemas comuns, como diarreia e até infecção intestinal. “Frutos do mar, queijos e maionese, que são ingredientes de lanches e sanduíches naturais, podem estragar rapidamente se mantidos muito tempo fora da refrigeração e expostos ao calor constante. Além disso, podem se contaminar com muito mais facilidade”, orienta a professora.

Outra orientação relevante é sempre ficar de olho no entorno do local onde está sendo vendida a comida. Condições higiênico-sanitárias ruins podem ser indicativas de riscos de contaminação alimentar.

Mas nos quiosques de praia também encontramos alimentos interessantes. Saladas, frutas e sucos podem ser aliados importantes para ter energia e aproveitar o calor. “É interessante consumir frutas ricas em vitamina C, que promovem a hidratação e o aumento da imunidade, como abacaxi, acerola, laranja, lichia, limão, maracujá, melancia e melão. Frutas picadas, prontas para consumo, ou suco dessas frutas podem ser colocados em embalagens descartáveis, na mochila. Pode-se adicionar gengibre no suco ou na salada para conseguir mais disposição.”

Recuperação pós-folia

A perda de líquido pelo suor ou pelo consumo exagerado de álcool, associada a uma alimentação pouco regrada e poucas horas de sono, podem ocasionar em nosso organismo alterações ou desajustes nutricionais importantes.

Dessa forma, para restabelecer a saúde física e mental e voltar à rotina com disposição, o pós-carnaval é muito importante. “Se houve exagero, os cuidados devem ser maiores. Para repor a energia perdida, é preciso uma alimentação equilibrada, incluindo frutas, legumes e carnes grelhadas. É importante não pular as refeições e ingerir muito líquido para repor e manter a hidratação”, finaliza a professora da Etec Carlos de Campos.