Metrô terá esquema especial de funcionamento durante o Carnaval

Para facilitar o embarque e o desembarque nas estações é importante comprar com antecedência o bilhete de ida e de volta

sex, 24/02/2017 - 10h41 | Do Portal do Governo

Quem vai curtir o Carnaval em São Paulo contará com uma operação especial para o transporte no Metrô. A dica para quem pretende acompanhar os desfiles das escolas de samba no Anhembi, tanto na sexta-feira (24) quanto no sábado (25), é deixar o carro em casa. Todo sistema metroviário irá funcionar nos horários habituais, com frotas dimensionadas para a demanda em cada faixa horária e trens reserva em todas as linhas.

Para facilitar o deslocamento dos foliões, linhas de ônibus e vans do “Atende” partirão dos terminais das estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê do Metrô com destino ao Sambódromo.

Lembrando que é importante comprar com antecedência o bilhete de ida e de volta, o que melhora o tempo de embarque e desembarque. Além disso é proibido entrar sem camisa e consumir bebidas alcoólicas nas estações de metrô e interior dos trens.

Linhas 4 – Amarela
A concessionária ViaQuatro preparou uma operação especial nas estações Faria Lima e Fradique Coutinho da Linha 4 – Amarela durante o carnaval. A operação contará com reforço da frota e equipes de atendimento, além de sinalização com faixas e avisos sonoros.

Nos períodos em que o movimento de passageiros se intensificar nas estações, embarque e desembarque serão realizados por acessos diferentes. Caso o movimento de passageiros chegue próximo ao limite da capacidade da estação, será adotado um segundo nível de controle de fluxo, que prevê a formação de bolsões na parte de fora das estações para a organização do acesso.

As ações são necessárias devido ao grande número de foliões que usam o transporte sobre trilhos na região de Pinheiros. No último sábado (18), a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, transportou 74% a mais de passageiros em relação ao sábado anterior (11). No domingo (19), o aumento foi de 42% no comparativo com o domingo anterior (12).

Estação Faria Lima:  A estação possui dois acessos na Avenida Faria Lima. A entrada será pelo lado ímpar da avenida, na esquina com a rua Teodoro Sampaio. No lado externo, haverá um bolsão demarcado por grades com capacidade para aproximadamente 500 pessoas. O objetivo desse controle é organizar o acesso das pessoas ao interior da estação sempre que a lotação estiver no limite de sua capacidade. A saída será pelo lado par da avenida e um cercado de grades direcionará o fluxo.

Estação Fradique Coutinho: A estação possui dois acessos na Rua dos Pinheiros. O embarque será feito pelo lado ímpar. No lado externo, também haverá um bolsão formado por grades para organização do fluxo. O desembarque será feito pelo portão lateral da Rua Fradique Coutinho.

Linhas 5-Lilás e 15-Prata terão operação diferenciada
No domingo de carnaval (26), as linhas 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro) e 15-Prata do Monotrilho (Oratório – Vila Prudente) terão horário diferenciado de funcionamento. A mudança acontece para dar prosseguimento aos testes no sistema de controle dos trens em ambas as linhas.

Na Linha 5-Lilás, a interdição ocorrerá das 4h40 às 12h. Nesse período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia.

Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas ao público das 4h40 às 16h nodomingo (26) e na terça-feira (28). Os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Nas demais linhas metroviárias, a abertura das estações acontecerá nos horários habituais.

Bicicletas liberadas na segunda e terça-feira de Carnaval
Quem quiser aproveitar os dias de folia para pedalar pela cidade, a boa notícia é que tanto na segunda quanto na terça-feira de Carnaval os ciclistas poderão transportar suas bicicletas no sistema metroviário durante todo o dia.

As regras em vigor para utilização das bikes no Metrô continuam valendo no período carnavalesco: o limite permitido de embarque é de até quatro bicicletas por trem, sempre utilizando o último vagão. Além disso, não é permitido o transportes de bicicletas ao descer pelas escadas rolantes ou ao fazer uso dos elevadores.

Quarta-feira de Cinzas
A abertura das estações metroviárias das linhas 1-Azul, 2- Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela será antecipada para as 4h, ou seja, 40 minutos mais cedo do que o habitual. A medida visa atender os usuários que desembarcam na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à Linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à Linha 3-Vermelha). Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40.

Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (tel. 0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela) atende pelo tel. 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.