Carnaval 2024 será o mais movimentado dos últimos cinco anos em SP, aponta Turismo

Estima-se R$ 5,72 bilhões circulando na economia do estado e 4,4 milhões de visitantes curtindo os quatro dias de folia

sex, 09/02/2024 - 10h32 | Do Portal do Governo
Carnaval da capital vai atrair 15 milhões de pessoas

A Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de SP acredita que cerca de 4,4 milhões de pessoas devem circular pelo estado durante o Carnaval e gerar R$ 5,72 bilhões de movimentação financeira direta no estado. Os dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta estadual.

O Carnaval de 2024 vai superar as expectativas e será o melhor dos últimos cinco anos, de acordo com a maior parte dos municípios paulistas consultados (77%) em sondagem do CIET. A ocupação hoteleira média deve bater os 70,75% no período, índice 17,88% maior que o do Carnaval de 2023, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP). Em alguns municípios do Litoral Norte, Vale do Ribeira e Circuitos das Águas a ocupação chega a 100%.

A folia nos destinos paulistas

Com o maior carnaval de rua do país, o Carnaval da Capital tem cerca de 500 desfiles e deve movimentar 15 milhões de pessoas, entre turistas, moradores e comerciantes, segundo dados do município. Já as cidades centenárias do interior do estado ficaram conhecidas pelas comemorações tradicionais em forma de blocos, desfiles e festas, além de uma grande variedade de shows.

Berço do samba paulista e famosa pelo turismo religioso, Pirapora do Bom Jesus espera reunir mais de 25 mil foliões este ano, parte deles na famosa Casa do Samba, espaço que lembra os antigos barracões onde os batuques ocorriam. Em São Luiz do Paraitinga as festas voltam a acontecer após quatro anos sem folia. Em 2023, após o fim das restrições da pandemia, a festa teve que ser cancelada devido às fortes chuvas na região. O Carnaval da cidade é famoso pelos blocos, bonecos e marchinhas de compositores locais. O município prevê 100% de ocupação em hotéis e pousadas e impacto nos municípios dos arredores.

Na cidade de Leme, interior paulista, mais de 20 mil foliões são atraídos especialmente pelo tradicional concurso e desfile de máscaras da Fazenda Cresciumal, evento centenário marcado pelas fantasias de monstros, palhaços e personagens imaginários. O “CarnaLeme”, como é chamado, acontece na antiga estação da FEPASA e se coloca entre as marchinhas de salões e a modernidade dos carnavais de rua.

No noroeste do estado, Votuporanga é um destino muito procurado pelas noites temáticas. O “Carnaval Votu Show 2024” abre as comemorações com o tema Tropical, seguindo para a matinê da Brasilidade. Na segunda-feira o público terá passe livre para ser o que quiser com o tema Seja Você Mesmo e último dia fecha a folia com a Festa das Cores.

Monteiro Lobato espera receber mais de quatro mil foliões com o tradicional desfile de bonecos gigantes, os “Pereirões”. Já Rio Claro, a Capital da Alegria, tem um desfile tradicional de escolas de samba e Paraibuna, a apenas duas horas de carro da capital, comemora o Carnaval há mais de 50 anos com seus blocos de rua e a famosa “Pamonhada”, que ocorre no mesmo período.