Carapicuíba promove aula aberta de Formação Cidadã

O JEPOE está sendo implantado inicialmente em 16 municípios, um em cada região administrativa do Estado, com 4.337 vagas para jovens

qua, 24/10/2018 - 12h23 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira (24), o governador Márcio França foi a Carapicuíba participar da aula aberta de Formação Cidadã do programa de alistamento civil JEPOE – Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual.

A aula aberta foi realizada no ginásio Ayrton Senna e França teve a companhia do prefeito de Carapicuíba Marcos Neves. O município é o único da Grande São Paulo a receber o projeto, com oportunidades para mil jovens, que recebem bolsa-auxílio de R$ 500, vale-transporte e uniforme.

As aulas acontecem na faculdade Estácio/FNC, em três períodos (manhã, tarde e noite). O JEPOE está sendo implantado inicialmente em 16 municípios, um em cada região administrativa do Estado, com oferta de 4.337 vagas para jovens de 16 a 18 anos, que recebem cursos de formação cidadã e de qualificação profissional.

“Carapicuíba é uma das cidades maiores que tem o JEPOE. Nossa meta é que todas as 645 cidades tenham esse programa. Serão 80 mil jovens, é uma grande revolução, permite uma oportunidade na fase mais difícil na vida deles. Eu tenho certeza que poderá servir de exemplo para todo o Brasil. E eles, de verdade, aprendem cidadania e convivem com a cidadania. Aonde eu tive essa experiência, produzi um grande resultado”, comentou França.

Entre os cursos oferecidos, estão o de auxiliar administrativo, auxiliar de veterinário, educador de trânsito, jardineiro, monitor de esportes e recreação, panificação e confeitaria, segurança no trabalho e zeladoria. Além disso, os participantes também prestam serviços comunitários nas secretarias da prefeitura.

“Eles fazem orientações de trânsito, orientações nas ruas sobre turismo, para efeito de apresentação; acompanham as pessoas, ficam nas portas das creches, nas portas de escolas, nas praças. Sempre com dois, três e com rádio de comunicação. Qualquer problema, eles têm um tutor que comunicam. Eles não têm nenhuma função de segurança pública, mas a presença deles passa essa sensação para as pessoas”, completou o governador.

Na ocasião, o prefeito Marcos Neves elogiou o programa e aproveitou para agradecer ao governador pelo compromisso em implantar o JEPOE na cidade.

“O governador Márcio França realmente tem palavra, pois disse que iria implantar esse programa em Carapicuíba. Quando ele assumiu o governo, fui cobrá-lo e ele lançou o Jepoe, beneficiando mil jovens carapicuibanos. Cada um desses adolescentes tem uma torcida em casa, uma família incentivando para que todos tenham um futuro melhor”, falou Neves em reportagem do site Visão Oeste.