Capital paulista sedia encontro da 1ª turma do JEPOE

Evento teve a presença de 2.500 jovens de Carapicuíba, Itapetininga, Juquiá, Lins, Potim e São Vicente, todos participantes do programa

sáb, 15/09/2018 - 16h10 | Do Portal do Governo

Neste sábado (15), o governador Márcio França foi à Escola Superior de Soldados de Pirituba, na capital, para participar do encontro da 1ª turma de Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual (JEPOE) – Alistamento Civil.

Cerca de 2.500 jovens de Carapicuíba, Itapetininga, Juquiá, Lins, Potim e São Vicente participaram da conversa sobre as atividades e os cursos do programa estadual.

“Nós estamos iniciando o programa com 4.500 pessoas. O programa já vinha antigamente, mas não tinha essa dimensão. E agora a meta é a gente chegar a 80 mil rapazes e moças no ano que vem, o que seria o tamanho da Polícia Militar. Você garantindo oportunidade para o jovem, com educação, disciplina e também emprego com remuneração de 500 reais para cada um numa bolsa, você vai dar a chance para você trazer esse rapaz para o nosso lado, evitar que eles se percam e sejam cooptados pelo lado errado da vida”, disse Márcio França.

O JEPOE está sendo implantado inicialmente em 16 municípios, um em cada região administrativa do Estado, com oferta de 4.337 vagas para adolescentes de 16 a 18 anos. Os integrantes receberão cursos de formação cidadã e de qualificação profissional enquanto realizam atividades de interesse social junto à comunidade.

Confira abaixo os municípios que participaram do evento e as respectivas vagas ofertadas para cada um deles:

  • Carapicuíba (988 vagas)
  • Itapetininga (396 vagas)
  • Juquiá (100 vagas)
  • Lins (193 vagas)
  • Potim (100 vagas)
  • São Vicente (895 vagas)

Saiba mais

O JEPOE é um programa destinado ao desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de participação em cursos de formação cidadã e qualificação profissional em atividades de interesse social junto à comunidade, atuando em campo em diferentes espaços urbanos.

As atividades de interesse social junto à comunidade ocorrerão de segunda a sábado, durante 4 horas por dia. O curso de Formação Cidadã tem duração de um mês, de segunda a sexta.

Já os de Qualificação Profissional contam com uma carga horária de 120 horas cada, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta, no contraturno das atividades de qualificação profissional. Cada cidade poderá definir quais cursos serão disponibilizados, de acordo com a realidade local.

Os jovens terão direito a dois cursos de qualificação e cada um receberá uma bolsa-auxílio de R$ 500 por mês.

Os municípios escolhidos passaram por um critério de seleção que levou em conta indicadores de vulnerabilidade social e criminalidade e orçamento municipal per capita. O objetivo do programa é contribuir para o fortalecimento de vínculos e para ampliação de perspectivas dos jovens quanto ao seu papel e participação na sociedade, além de colaborar para a segurança de cada uma das comunidades envolvidas.

São 16 cursos de Formação Cidadã: Primeiros socorros, Noções de Direito, Cidadania, Ética, Educação Moral, Igualdade e Inclusão, Ordem Unida, Noções de Trânsito, Educação para o Trabalho, Empreendedorismo, Saúde e Segurança no Trabalho, Educação Financeira, Desenvolvimento Sustentável, Relacionamento Harmônico com a Natureza, Higiene Pessoal e Educação Sexual.

E outros 16 cursos de Qualificação Profissional: Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais, Monitoria e Recreação Esportiva, Excelência em Atendimento ao Público, Meio Ambiente, Preservação e Conservação, Manutenção e conservação Predial, Paisagismo e Conservação de Áreas Verdes, Gestão em Turismo, Comunicação em Mídias Sociais, Assistente de Mídias Digitais, Logística e Operações, Serviços de Zeladoria e Segurança em Condomínios, Educador de Trânsito, Monitoria e Guia Cultural, Informática, Segurança no trabalho e Contabilidade.