Capital paulista ilumina edifícios em homenagem a Portugal

Iniciativa celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em parceria com o governo do Estado, Alesp e prefeitura

qui, 07/06/2018 - 19h18 | Do Portal do Governo

Entre os próximos dias 9 e 11 de junho, a cidade de São Paulo estará iluminada em vermelho e verde, as cores da bandeira nacional de Portugal, em celebração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado neste domingo (10). É o segundo ano consecutivo que edifícios de São Paulo são iluminados em homenagem ao país luso.

Fruto de parceria do consulado-geral de Portugal em São Paulo com o governo do Estado, a Assembleia Legislativa (Alesp) e a prefeitura da cidade, a ação é parte da programação do Experimenta Portugal ’18, criado pelo consulado em 2015. O objetivo é estreitar o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países na maior cidade lusófona do mundo.

Serão iluminados, entre outros, o Palácio dos Bandeirantes, o Palácio 9 de Julho, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Arte Brasileira, o Museu da Casa Brasileira, o Monumento aos Bandeirantes e a Sala São Paulo.

Esta última também ficará iluminada com as cores da bandeira de Portugal no dia 16 de junho, quando recebe o músico português Miguel Araújo e o paulista Marcelo Jeneci no concerto que marca a celebração oficial do Dia de Portugal, oferecido gratuitamente à cidade pelo Consulado Geral.

Hasteamento da Bandeira

No domingo (10), às 10 horas da manhã, o Consulado (localizado na Rua Canadá, 324 – Jardim América) realiza cerimônia aberta ao público para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com hasteamento da bandeira nacional por duas crianças brasileiras que acabaram de obter a nacionalidade lusa.

O Experimenta Portugal ’18 

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferece extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que vivem atualmente São Paulo/Brasil e Portugal.